Na condição de defensor da ordem jurídica e do regime democrático, conforme estabelece a Constituição Federal em seu artigo 127, o MPSP vem a público manifestar a sua mais veemente condenação às cenas criminosas ocorridas neste domingo, em Brasília, a capital de todos os brasileiros.

Este 8 de janeiro de 2023 entra para a história como o dia em que radicais tentaram emular o 6 de janeiro de 2021 promovido por desordeiros em Washington, tendo como alvo as sedes dos Poderes da República. Este ato simboliza, de maneira eloquente, o desprezo que esses grupos nutrem pela vontade popular materializada nas urnas e sua aposta na desordem como meio para subverter as regras do jogo democrático. Entretanto, isso não ocorrerá.

À imensa maioria do povo brasileiro, que em virtude de seu respeito pelos valores republicanos se pauta sempre pela lei, o Ministério Público renova o seu compromisso de, ao lado dos outros atores do sistema de Justiça, rechaçar as investidas contra a nossa democracia. Isso implica levar os autores dos atentados contra o Estado Democrático de Direito e os seus financiadores às barras dos tribunais. Os inimigos da democracia não vão prosperar!

São Paulo, 8 de janeiro de 2023

MARIO SARRUBBO

Procurador-geral de Justiça

——————

Foto: MPSP