A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba – Codevasf – promoveu nesta semana uma capacitação em corte e costura no município de Gararu, SE. Dez mulheres participaram das aulas sobre técnicas avançadas da profissão de costureira. A ação foi realizada com recursos do Orçamento Geral da União, por indicação de emenda parlamentar.
Anadja Maria Alves, uma das participantes, disse que o treinamento realizado pela Codevasf representa uma grande oportunidade para o grupo. “Minha mãe é costureira, então sempre foi meu sonho trabalhar nessa área também. Estamos com planos de montar uma associação e vamos correr atrás desse projeto. É um curso excelente e que pode ser muito lucrativo para todas nós”, avaliou Anadja.
A capacitação começou na segunda-feira e foi concluída na sexta, 6. O treinamento teve carga total de 40h, com aulas nos turnos da tarde e da noite. Foram selecionadas alunas que já haviam recebido instruções básicas na área de corte e costura, para que tivessem oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas. A realização do treinamento teve o apoio da prefeitura municipal de Gararu.
A Codevasf deve iniciar neste ano o fornecimento de máquinas de corte e costura, ação que também será financiada com recursos federais, por indicação de emenda parlamentar. Está prevista a aquisição e a distribuição de aproximadamente 100 equipamentos, que devem ser entregues a prefeituras e associações para capacitar pessoas interessadas em se especializar em corte e costura.
O superintendente regional da Codevasf em Sergipe, César Mandarino, afirmou que a ação deve resultar em novas oportunidades de geração de renda para as comunidades. “Esse é uma iniciativa importante, porque produz renda complementar para várias famílias. Estamos trabalhando para ampliar as ações com recursos de emendas parlamentares e beneficiar ainda mais municípios no próximo ano”, afirmou.
* Fonte: Codevasf
Deixar Um Comentário