Morreu nesta quinta-feira, 24, aos 66 anos, o pugilista José Adilson Rodrigues dos Santos, Maguila. O ex-boxeador foi diagnosticado há anos com encefalopatia traumática crônica, doença degenerativa causada pela sua atuação no boxe.

Natural de Aracaju (SE), ele atuou profissionalmente na categoria pesos-pesados. Ao longo da sua carreira teve 85 lutas, com 17 vitórias, sendo 61 por nocautes, sete derrotas e um empate. Considerado um grande ícone da modalidade, lutou com grandes nomes do boxe mundial, a exemplo de Evander Holyfield, em 1989, e George Foreman, em 1990. Maguila se aposentou dos ringues no ano 2000.

Em nota, a Confederação Brasileira de Boxe lamenta a morte de Maguila. Confira a nota na íntegra:

NOTA DE PESAR – MAGUILA
outubro 24, 2024

É com muito pesar que recebemos a notícia do falecimento de José Adilson Rodrigues dos Santos, o Maguila, aos 66 anos. Lamentamos profundamente a perda de um dos maiores boxeadores brasileiros da história.

Maguila representava não só o boxe, mas todo o esporte brasileiro. Enchia-nos de orgulho e colocou a nobre arte na atenção do povo, contagiando a torcida que o acompanhava. Em resultados, foi campeão brasileiro, conquistou o Continental das Américas (WBC) e título mundial da Federação Internacional de Boxe (IBF). Mas para além deles, Maguila foi um expoente importante do boxe brasileiro até para aqueles que não conheciam a nobre arte.

A comunidade toda do boxe está em luto. Nossos sentimentos à família e amigos do nosso eterno campeão dos pesos-pesados!

Confederação Brasileira de Boxe

————-

Foto: Confederação Brasileira de Boxe