Kuski é um menino comum, exceto por um detalhe: nasceu em pedaços, que foram sendo naturalmente costurados a partir dos encontros agradáveis da vida: o aroma do bolo de laranja da avó, o sabor do doce de leite da tia e a alegria saltitante do cachorro. Porém, a cada vez que seu pai gritava, ou sua mãe chorava, Kuski se desmanchava outra vez e precisava se reconstruir.

Escrito por Ilan Brenman, vencedor do Prêmio Jabuti 2024 na categoria Infantil com o livro “Cabo de Guerra”, também da Moderna, “Kuski” é uma narrativa delicada sobre como o sofrimento e o sentimento de vulnerabilidade, presentes desde a infância, podem ser superados e as rupturas recosturadas por diferentes caminhos ao longo da vida.

As sensíveis ilustrações de Giulia Pintus trazem linhas vermelhas para traduzir em imagens o sentimento de integridade que, em alguns momentos da vida, se fragmenta e se rompe, mas depois se reconstitui. Além de novelo e da linha, a ilustradora recorre a quebra-cabeças e jogos de montar para sugerir as muitas maneiras pelas quais aquilo que se desmonta e se desagrega pode voltar a se reunir e a fazer sentido.

A obra é voltada para crianças nos estágios iniciais da alfabetização e pode ser trabalhada em sala de aula ou em casa para estimular a reflexão sobre como lidar com os impactos de cada sentimento.

Sobre Ilan Brenman

Ilan Brenman é um dos autores de literatura mais importantes do país, com um impressionante acervo de mais de dezenas de livros publicados pela Editora Moderna e reconhecimento internacional, sendo traduzido para diversos idiomas como: alemão, francês, romeno, grego, italiano, espanhol, polonês, sueco, dinamarquês, turco, vietnamita, taiwanês, coreano, chinês, entre outros.

Seus trabalhos já foram agraciados com prêmios tanto no Brasil quanto no exterior. Em 2024, ao lado de Guilherme Karsten, venceu o Prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil. No ano anterior, alcançou um feito inédito em mais de seis décadas de existência do prêmio, ao ter dois de seus livros nomeados entre os 5 finalistas.

Possui uma sólida formação acadêmica com bacharelado em Psicologia pela PUC de São Paulo e Mestrado e Doutorado pela Faculdade de Educação da USP. É reconhecido como uma autoridade nos debates públicos sobre educação, cultura e parentalidade, contribuindo com artigos em jornais e revistas de grande circulação, além de sua atuação como colunista e colaborador em rádios, como Nova Brasil e CBN, e participações frequentes em programas de televisão como Café Filosófico CPFL na TV Cultura.

Ficha técnica

Título: Kuski

Autor: Ilan Brenman

Ilustrador: Giulia Pintus

Edição: 1ª edição

Faixa etária: a partir de 7 anos

Páginas: 40

—————–

Fonte: Moderna

Ilustração: Giulia Pintus