O minimalismo aposta na simplicidade, elegância e funcionalidade, valorizando a beleza sutil, elegância discreta e design limpo. A proposta que exalta os acessórios delicados, que complementam o visual com sofisticação, sem exageros, é a grande aposta para o outono-inverno de 2025 para aqueles que valorizam tanto a funcionalidade quanto a elegância.

O relatório de 2024 da McKinsey & Company, empresa global de consultoria empresarial, projeta que o setor global de joias de luxo minimalistas crescerá 5% ao ano, impulsionado pela demanda por peças que oferecem sofisticação sem excessos.

O CEO da Roma Joias, Henrique Lima, defende que este estilo nunca sai de moda: “Nesta temporada outono-inverno, o minimalismo ganha força como um reflexo do desejo por sofisticação com propósito. As pessoas estão buscando mais do que beleza, querem peças que expressem essência, atemporalidade e elegância no detalhe. O menos, definitivamente, é mais”, afirma.

Lima cita algumas características do estilo nos acessórios:

  • Design clean: linhas finas, formas geométricas (círculos, retângulos, triângulos).
  • Tamanhos pequenos ou médios: nada muito chamativo ou pesado.
  • Cores neutras: dourado e prata são os tons mais usados — às vezes com toques hsutis de madrepérola, zircônia ou pedras translúcidas.
  • Versatilidade: combinam com tudo, do look de trabalho ao casual ou de festa.
  • Foco nos detalhes: o charme está em acabamentos impecáveis e proporções delicadas.

O minimalismo nos acessórios surgiu como um movimento estético e cultural que acompanhou a evolução do próprio minimalismo nas artes, no design e na moda, principalmente a partir da década de 1960, e hoje é considerado o novo luxo.

———–

Fonte: Ascom

Foto: Divulgação/Ascom