Manuela Rios é enfermeira há 20 anos e, durante a pandemia, ela pegou histoplasmose – a doença do morcego – que a deixou internada por 15 dias e mais 6 meses de molho.  Só não foi pior graças ao seu bom condicionamento cardiorespiratório.  Este foi o gatilho para a profissional decidir mergulhar num processo de auto reflexão, que culminou no livro “A Saúde Está Doente”, (Editora Palavras dos Céus), onde traça, literalmente, uma SETA – método que criou, em que, através de quatro pilares (Saúde, Educação Financeira, Tempo e Autoconhecimento) é possível mudar (e para melhor) a qualidade e o estilo de vida. O lançamento será dia 16 de agosto, terça-feira, na Sede do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas – Coren-AL – a partir das 14h.

Segundo Manu (como é conhecida), “os profissionais de saúde não cuidam de si em todos os aspectos, físicos, emocionais e estruturais. Muitos são pessoas doentes, cuidando de outras pessoas doentes”.  Para chegar a esta conclusão, ela estudou e leu alguns livros e pesquisas. No Brasil, são mais de 2,5 milhões de profissionais de enfermagem, a segunda maior categoria do país, e cerca de meio milhão de médicos. O perfil dos profissionais de enfermagem, traçado pelo Conselho Federal de Enfermagem junto com a Fiocruz, que foi publicado em 2013, já mostrava o quanto a qualidade de vida desses profissionais deixava a desejar. Mais de 50% já se dizia sedentário, além do alto índice de sobrepeso, obesidade e distúrbio do sono.  A pandemia só piorou este quadro.

Com 200 páginas, “A Saúde está Doente” é dividido em cinco partes, em um total de 20 capítulos. No primeiro, a saúde está no foco, com dicas de alimentação, exercícios e os benefícios do sono.  Em seguida, vem a parte financeira, onde Manu relata como é importante organizar as finanças, traçar metas e fazer um planejamento de vida. A parte 3 discorre sobre gestão de tempo e produtividade e a quarta e a quinta são os pilares para quebrar o círculo vicioso e buscar uma vida com mais qualidade e com saúde mental.  E assim Manu vai traçando opções para o leitor mudar seu estilo de vida e contando um pouco da sua trajetória na saúde, onde trabalha no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro.

Ao começar a mergulhar mais a fundo no tema, Manu decidiu criar um grupo de mentoria, onde pudesse dividir e debater suas experiências com outros profissionais de saúde. Com o incentivo de Joel Jota, (ex-nadador da seleção brasileira, mentor de alta performance, escritor best-seller e empresário), seu mentor, recebeu o empurrão necessário para escrever o livro em que aborda suas perspectivas e estudos sobre o que é de fato ter uma boa qualidade de vida.

Manu: O livro “A Saúde está Doente é uma ferramenta para levar a mensagem que quero passar”

“Nunca imaginei escrever um livro, mas sendo uma profissional de saúde, sentia falta de um estudo mais profundo e amplo sobre qualidade de vida para a minha área”, pontua a escritora. O livro “A Saúde está Doente é uma ferramenta para levar a mensagem que quero passar”, finaliza.

O livro não é exclusivamente direcionado para profissionais de saúde, mas vale para todas as pessoas que desejam mudar seu estilo de vida, reavaliando hábitos e padrões de comportamento tão enraizados que muitas vezes passam despercebidos.

“A mensagem que quero passar é da importância de se ter uma vida com mais qualidade e quebrar um ciclo vicioso. Quando se tem clareza do que quer, fica mais fácil fazer escolhas. Minha proposta são dicas básicas para se organizar o tempo, a vida financeira e olhar mais para si próprio”, conclui Manu.

Sobre a autora:

Manuela Rios tem 43 anos, é enfermeira, natural de Maceió (AL), onde se formou pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Em 2006 se especializou em Oncologia e Pesquisa Clínica, pelo INCA. Radicada no Rio de Janeiro desde 2004, é também instrutora de yoga, percussionista no grupo Mulheres de Chico, triatleta e mentora de qualidade de vida. E tem visto a vida melhor no futuro, seguindo a música “Tempos Modernos”, de Lulu Santos.

————–

Fonte: Ascom

Fotos: Divulgação