Os consórcios Conecta Aracaju, Conecta Feira e Consórcio Luz de Franco da Rocha arremataram, em leilões na B3 na última sexta-feira, 14, as concessões de iluminação pública de Aracaju (SE), Feira de Santana (BA) e Franco da Rocha (SP), respectivamente. Os municípios são os primeiros do país a concederem esses serviços com o apoio do Fundo de Apoio à Estruturação e ao Desenvolvimento de Projetos de Concessão e Parcerias Público-Privadas – FEP -, criado pelo Governo Federal e administrado pela Caixa.
Os três consórcios foram os vencedores dentre 34 propostas inscritas e vão prestar serviços com o objetivo de desenvolver, modernizar, expandir e promover a eficientização energética, além de operar e realizar manutenção nas redes locais pelos próximos 13 anos.
De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o resultado foi excelente e comprova a eficiência do banco na estruturação deste modelo de contratação. “Esses três primeiros projetos demonstram o sucesso do modelo de contrato do FEP Caixa, bem como a transparência deste processo. A Caixa reforça mais uma vez seu papel social levando investimento de infraestrutura para mais de 1,4 milhão de pessoas”.
A estruturação dos projetos contou com o apoio da Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do Ministério da Economia, responsável pela coordenação das ações do FEP, e do Ministério do Desenvolvimento Regional, órgão setorial responsável pela temática urbana. Um acordo de cooperação técnica permitiu que os estudos fossem desenvolvidos em parceria com a International Finance Corporation – IFC -, ligada ao Banco Mundial, e o aporte de recursos do Global Infrastructure Facility – GIF -, possibilitando o apoio de um maior número de projetos pelo FEP.
—————————————————————–
Fonte: Caixa Econômica Federal
Foto: Caixa Econômica Federal
Deixar Um Comentário