O projeto “O Enem, o Sonho & Você”, idealizado pelo professor Fabiano Oliveira, do Colégio Estadual Dom Luciano Cabral Duarte, em Sergipe, rompe fronteiras e será apresentado em Belém, no Estado do Pará. A convite da Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Fabiano Oliveira lança a aula-show na próxima quarta-feira, 6 de junho, no Espaço Hangar, durante a XXII Feira Pan-amazônica do livro.

No retorno para Sergipe, o professor Fabiano dará início a tour 2018 do projeto no Estado, que este ano tem como novidade a realização de apresentações em diversos municípios sergipanos. Inicialmente eram apenas cinco apresentações, mas, já constam 12 na agenda do professor que irá passar nas maiores cidades sergipanas. A turnê correrá as principais escolas, auditórios e culminará no Teatro Tobias Barreto, maior do Estado de Sergipe. A duração de cada apresentação é de aproximadamente 3h.

O projeto “O Enem, o Sonho & Você” conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação – Seed – e com a participação dos alunos da Central de Estudos Linguísticos e Literários – Cell – do Colégio Dom Luciano.

Integração

Este ano, a integração entre o professor Fabiano Oliveira e os alunos estará ainda maior. “Os alunos fizeram paródias para compor o repertório que será apresentado”, diz. Um exemplo dessa parceria é o estudante Alexander Santos, aluno do 1º F do CE Dom Luciano, em Aracaju, que compôs “Venha pra cá”, paródia baseada na música da Banda Calipso, para falar sobre Figuras de linguagem.

“Pensamos em homenagear a cidade de Belém e a canção foi refeita com definições de metáforas, anáfora, metonímia e hipérbole dentre outras”, afirma o professor.

De acordo com Fabiano Oliveira, a escolha pelo gênero paródia se deu pelo fato de a paródia trabalhar com a intertextualidade, além de facilitar a memorização de contextos e regras através da música. “Uma paródia boa é a que traz conteúdo e leva o aluno a lembrar o assunto visto em sala de aula”, revela.

Repertório
Além de paródias, a aula show conta também com pequenas inserções de cenas teatrais que dialogam diretamente com o Exame Nacional do Ensino Médio e com as temáticas exigidas. Os alunos do professor já estudam teatro para participações especiais na Capital. “O sucesso se deve a todos os envolvidos que vão desde a equipe diretiva até as equipes dos alunos.

A escolha do repertório é um dos momento mais importantes e esperados pelos alunos. Segundo Fabiano Oliveira, a seleção leva em consideração o cuidado com músicas. “Sempre são escolhidas aquelas que fazem pontes com o conteúdo didático, as que passem informações, dicas e macetes. Para atrair os olhares da garotada”, afirma.

Desta vez, o repertório do projeto “O Enem, o Sonho & Você” traz artistas como Anitta, Mc Kevinho, Ludimila e Ivete Sangalo, sem deixar de fora artistas como Renato Russo, Elis Regina e Chico Buarque. “De Mc Kevinho usei “Explosão” e “O grave bater”, nelas abordo “Variações linguísticas” e “Gêneros textuais”. Essas duas paródias prometem mexer com os alunos”, enfatiza.

Confira o repertório completo

1. Mc #Kevinho – “Explosão” (INÉDITA) – Trabalha conceitos de língua e linguagem

2. #Anitta – “Bang” – Trabalha conceitos de conotação e denotação nos textos

3. #Calipso – “Venha pra cá, meu bem” (Cavalo manco) – (Para a aula de Belém do Pará) (INÉDITA) – Trabalha conceitos de Figuras de linguagem

4. #Daniela Mercury – Swing da cor – Trabalha funções de linguagem

5. #Ludimila – “É bom” – trabalha elementos de coesão e coerência

6. Mc Kevinho – “O grave bater” (INÉDITA) – Trabalha gêneros textuais

7. #Raul Seixas, #RenatoRusso e #Cazuza – Trabalha compreensão textual

8. Anitta – “Paradinha” – Trabalha análise sintática

9. #Daniela Mercury – O canto da cidade -(INÉDITA) – Trabalha conjunções e orações subordinadas

 

PARTE II – LITERATURA

1. #Legião Urbana – “Índios” – Trabalha o Quinhentismo

2. #Pablo Vittar (INÉDITA) – KO – Trabalha o Barroco

3. Medley- Netinho e #Elis Regina – Casa no Campo – Trabalha o Arcadismo

4. #IveteSangalo – “Mulher nasceu pra amar” -Trabalha o Romantismo

5. #Daniela & Pablo Vittar (INÉDITA) – “Combater o amor e Machado dizia” – Realismo

6. #Anitta e #Pablo – “Sua cara”

7. #MariaRita! – Notícias do mundo de lá – Simbolismo

8. #Daniela Mercury (INÉDITA) – “Maimbê dandá” – Modernismo

9. Anitta – “Zen”

10. Anitta – “Bang”

 

Foto: Arquivo Pessoal / Fabiano Oliveira