Em comemoração ao aniversário de 57 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), uma série de eventos será celebrada no dia 15 de maio. O lançamento da campanha ‘Zero Gravidez na Infância’ será o primeiro deles.

Em 2024, 183 meninas com menos de 14 anos se tornaram mães no estado, segundo um levantamento feito pelo Comitê Estadual Prevenção da Mortalidade Materna Infantil e Fetal de Sergipe (CEPMMIF). O objetivo da campanha é assegurar a crianças o direito de viver a infância com saúde, educação, dignidade e proteção para seu pleno desenvolvimento, além de atingir uma meta de zero gravidez na infância até o ano 2030 no estado.

O lançamento ocorrerá às 9h, no Auditório Libório Firmino, localizado na Reitoria do campus São Cristóvão.

Confira a programação:

8h30: acolhimento/credenciamento

9h: Mesa de Abertura
(UFS, Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes, Secretaria Estadual de Saúde, Procuradoria da Mulher/Assembleia Legislativa, Defensoria Pública, Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça de Sergipe, Fórum Estadual da Educação Infantil (coordenadoria da Infância e da Mulher), CEPMMIF, Rede Solidária de Mulheres.

10h30: Mesa de debates: Zero Gravidez na Infância
Coordenação CEPMMIF/Priscilla Batista

Situação Epidemiológica de Sergipe – Dr. Cláudio Mitidieri (SES)

Lançamento da Cartilha sobre Violência Sexual e Direito ao Aborto Legal – Dra. Betina (Defensoria Pública)

Lançamento da publicação Gravidez na Infância é uma Violação de Direitos

Perspectivas dos adolescentes sobre o tema – Conselho Estadual de Direitos da Criança e Adolescente (CEDECA)/Representante do adolescente de Sergipe no CPA (Comitê de Participação de Adolescentes)/Conanda)

12h: Encerramento

———————-

Fonte: UFS

Imagem: Ascom/UFS