A senadora Maria do Carmo Alves destacou nessa quarta-feira (4) a importância da campanha Janeiro Branco, cujo mote deste ano é “a vida pede equilíbrio”. A parlamentar, que é autora do Projeto de Lei 10105/2018, defendeu a discussão e o estabelecimento de políticas públicas sobre a necessidade de suporte psicológico aos cidadãos brasileiros que sofrem com algum tipo dessa ordem e necessitam de cuidados diferenciados.
“O Janeiro Branco é uma campanha importante e que reforça a necessidade desse cuidado e de um olhar mais atento a todos os que nos cercam, pois às vezes estão ali pedindo socorro em decorrência de ansiedade ou depressão e não nos damos conta”, afirmou Maria do Carmo, ao lembrar que o seu PL, vem no sentido de garantir assistência psiquiátrica e psicológica gratuita aos estudantes de medicina e médicos residentes, considerando que essas categorias, em virtude da pressão gerada pela própria profissão, acabam sofrendo abalos de ordem emocional.
Ela explicou que a proposta obriga as instituições às quais os residentes estão vinculados, a exemplo de hospitais universitários e universidades, darem o suporte necessário. A matéria sugere alterações nas leis 6.932/81, que trata da residência médica, e 12.871/13, que instituiu o Programa Mais Médicos, respectivamente. “A saúde mental é uma necessidade e deve ser prioridade nos governos, assim como nas instituições públicas e privadas. Preservá-la, ressaltou a senadora, é “garantir dignidade e saúde física”.
———————–
Fonte: Assessoria Parlamentar
Foto: Assessoria Parlamentar
Deixar Um Comentário