As inciativas empreendedoras em Sergipe avançaram nos últimos meses e já impulsionam a demanda por crédito orientado na região. Segundo a ComunicaBR, plataforma do Governo Federal, Sergipe registrou 7,88 mil novas empresas em 2023. No Itaú Unibanco, o valor concedido aos pequenos empresários sergipanos cresceu 100% nos últimos doze meses (agosto de 2023 x agosto de 2024). O número de clientes também aumentou, com alta de 199% no mesmo intervalo.

“A operação de microcrédito tem se mostrado cada vez mais relevante, apoiando os pequenos empreendedores com agilidade e excelência e, consequentemente, promovendo o crescimento sustentável da economia local, com acesso rápido e fácil ao crédito”, afirma Alexandre Borin, diretor de Empréstimos PF do Itaú Unibanco.

Além de intensificar o acesso ao crédito produtivo, o Itaú tem promovido uma série de eventos voltados para a disseminação de conhecimentos sobre gestão de negócios. A iniciativa visa apoiar o desenvolvimento sustentável de seus parceiros e clientes, principalmente microempreendedores locais. Esse esforço já tem mostrado resultados na região, com um aumento de 78% no número de novos especialistas autônomos sergipanos (PJ), especializados em microcrédito. A agenda contempla palestras e dinâmicas que fomentam a capacitação dos especialistas, parceiros do banco, para o atendimento aos clientes e também na gestão do próprio negócio.

“Esse é o principal diferencial da nossa proposta, que visa contribuir com o crescimento e a transformação socioeconômica local, levando oportunidades para pequenos empreendedores, sejam clientes ou especialistas de microcrédito”, acrescenta Borin.

A programação de dois dias incluiu uma agenda dedicada exclusivamente às mulheres, tanto clientes, que representam mais de 65% dos clientes do microcrédito Itaú, quanto especialistas. O conteúdo é realizado em parceria com o Itaú Mulher Empreendedora (IME), uma iniciativa totalmente gratuita que busca fomentar negócios liderados por mulheres em todo o Brasil. Desde sua criação, o IME já beneficiou mais de 850 mil empreendedoras em todo o país.

“Entendemos que promover o empreendedorismo feminino é uma forma de criar oportunidades para que as mulheres alcancem independência financeira, gerem renda e empregos. Além disso, essa iniciativa fortalece a economia local e amplia as possibilidades de novos postos de trabalho,” ressalta Luciana Nicola, diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade do Itaú Unibanco.

——————-

Fonte: Itaú Unibanco

Foto: Divulgação / Ascom