Após uma pausa de cinco anos, a Bienal retorna e, pela primeira vez, vai ao Nordeste, com o tema “Giros: movimentos que dão voz às nossas histórias, culturas e identidades

O Itaú Unibanco anuncia seu patrocínio inédito à 14ª Bienal Brasileira de Design, que ocorrerá em Aracaju (SE) de 6 a 20 de dezembro de 2024. A iniciativa celebra o aniversário de um ano do rebranding da marca e reforça o compromisso do banco, que há mais de 40 anos incorpora o design ao seu DNA, com inovação e criatividade. O evento destaca a diversidade do design brasileiro, apresentando novas categorias, como o design lúdico, além de revisitar outras já consagradas. A Bienal também pretende abordar temas contemporâneos, como inteligência artificial, promovendo diálogos e reflexões relevantes para o setor.

Este ano, o tema da Bienal, “Giros”, conecta a herança cultural sergipana à riqueza do design brasileiro. Inspirado pela dança Parafuso, símbolo de resistência e transformação, o tema reflete os movimentos que moldam histórias, culturas e identidades. Sob curadoria de Samia Jacintho, sergipana de raiz, e identidade visual assinada por Breno Loeser e Camilla Mattos, a Bienal apresenta uma narrativa visual que dialoga entre o real e o imaginário, explorando texturas, formas tridimensionais e movimentos circulares que remetem à própria dança.

“Para o Itaú, o design vai além da estética ou forma, é uma ferramenta essencial para conectar nossa marca à vida das pessoas e promover transformação. Ao patrocinar a Bienal de Design, reafirmamos nosso compromisso com a valorização e a evolução do design brasileiro, que sempre esteve no centro da expressão de todos os pontos de contato do banco. Não se trata apenas de colocar nosso logo nos materiais, queremos dar visibilidade à história do design no Itaú e à nossa visão de design como um agente de mudança. Nosso objetivo é honrar a tradição de grandes nomes que moldaram nossa trajetória, como Aloísio Magalhães, Francesc Petit, Alexandre Wollner e Célia Moreira, entre tantos outros profissionais do Brasil e de fora, enquanto investimos em uma abordagem inovadora, inclusiva e acessível, refletindo o Itaú que queremos construir para o futuro.” afirma Clayton Caetano, Head de Branding e Design do Itaú.

O Itaú estará presente com um espaço exclusivo de 200 m², que contará com uma galeria homenageando designers e uma linha do tempo que resgata momentos importantes na construção da marca. A exposição abordará a história do Itaú até seu movimento mais recente. Haverá um espaço dedicado ao “ato de fazer”, uma oficina conduzida pelo Mestre Nivaldo, artista local que utiliza a xilogravura como expressão. Durante a oficina, cada participante terá a oportunidade de criar sua própria matriz e produzir impressos únicos, incentivando a expressão criativa e pessoal. Ao final de cada oficina, será feita uma impressão coletiva com todas as matrizes criadas, que será exposta no espaço.

No dia 7 de dezembro, às 19h, Clayton Caetano, Mylena Rocha e Fabio Haag, membros da equipe responsável pelo rebranding do Itaú, participarão de um bate-papo no Cinema Alquimia, em Aracaju (SE). A conversa contará também com a presença de Renato Amoroso, diretor do documentário que revela os bastidores e o processo de construção da nova identidade da marca Itaú. Após o bate-papo, será exibido, em primeira mão, o filme, que faz parte da programação do primeiro final de semana da Bienal de Design, com sessões abertas ao público e ingressos disponíveis no sympla.

Serviço

14ª Bienal Brasileira de Design

Quando: de 6 a 20 de dezembro de 2024

Local: Centro de Convenções AM Malls Sergipe, em Aracaju

Realização: ADG Brasil

Patrocínio: Itaú Unibanco

Site

————————–;

Fonte: Itaú Unibanco

Foto: Reprodução