A grande quantidade de chuvas que caiu sobre Aracaju nas últimas horas e os alagamentos em vários pontos da cidade foram abordados pelo vereador Iran Barbosa, do PSOL, na manhã desta terça-feira, 21, em discurso na Câmara Municipal.

Para o parlamentar, tratar da questão do grande volume de chuvas que atingiu a capital requer tratar, também, dos problemas resultantes das mudanças e das emergências climáticas.

“Não dá para o negacionismo climático virar regra, com pessoas querendo fazer de conta que não está acontecendo nada com o nosso planeta. Quando nos debruçamos e nos aprofundamos sobre os estudos que evidenciam as emergências climáticas, e vemos os fatos concretos ocorrendo pelo mundo, percebemos que precisamos nos preocupar muito mais. Os cientistas têm nos alertado sobre essas mudanças climáticas, mas tenho visto poucas iniciativas concretas por parte do Poder Público, incluindo as Administrações Municipais de Aracaju, na busca da mitigação dos problemas e solução para alguns deles”, alertou.

O parlamentar aproveitou a oportunidade para criticar o Projeto de Lei 2.159, que tramita no Senado. Apelidado de PL da Devastação, que afrouxa as regras para o licenciamento ambiental de empreendimentos causadores de impactos, como hidrelétricas, estradas e barragens.

“É um projeto que desregulamenta por completo essa parte da legislação ambiental e nós temos que nos posicionar contrariamente a essa proposta”, diz.

Outro ponto tratado por Iran foi a questão do chamado ‘racismo ambiental’, uma forma de discriminação racial que resulta em desigualdades ambientais, onde comunidades minoritárias e marginalizadas são as mais expostas a riscos ambientais, como poluição, falta de acesso a recursos e desastres ambientais.

“Quero tratar disso aqui e chamar a atenção para a necessidade de quando se fala sobre essas questões ambientais, é preciso ter no centro dessa discussão, políticas que enfrentem o racismo ambiental. Por isso, quero me solidarizar com essa parcela da população que sempre sofre mais com os desastres ambientais”, disse Iran, pedindo uma atenção especial à população vulnerável em situação de rua.

Para o vereador do PSOL, mesmo para aqueles que entendem que o excesso de chuva é algo natural e acontece todos os anos no período chuvoso, não cabe se arvorar nesse discurso para justificar os grandes alagamentos pela cidade.

“Sabemos onde estão os pontos de alagamentos e as suas causas; em alguns lugares isso foi resolvido, o que prova que é possível resolver; mas em outros, todo ano se repete e não se resolve o problema. E não dá pra querer colocar a culpa na população, porque joga-se lixo na ruas ou tapam-se os bueiros, porque isso mostra também a fragilidade de fiscalização por parte dos poder público”, reforçou, lembrando que a cidade vive um momento de falhas nos serviços de limpeza pública, que precisa ser ultrapassado pela gestão, sob pena de agravar os alagamentos pela cidade nas próximas chuvas mais fortes.

——————

Fonte: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar