Diante do aviso de licitação para contratação de empresa especializada em Gestão de Saúde, especificamente em Serviços de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – pela Secretaria de Estado da Saúde – SES -, publicado no Diário Oficial do dia 3, o deputado estadual Iran Barbosa, do PT, criticou a proposta, em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe.

Para o parlamentar, que denunciou que a iniciativa se configura em mais um projeto que aponta para a privatização de um serviço público fundamental, as experiências acumuladas na área da Saúde só mostram que esse tipo de política não traz resultados positivos para a população.

“As experiências de privatização já postas em prática em Sergipe e em Aracaju, por mais que variem a sua modalidade, mostram que, em lugar de melhorar, a oferta de serviços públicos de saúde que são transferidos para o setor privado só piora. Por isso, manifesto minha posição contrária à proposta de contratação de empresa privada para operar a gestão integral da frota de ambulâncias e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência no Estado de Sergipe. Este não é o caminho adequado para a garantia da oferta de um serviço de saúde de qualidade à população. A garantia da oferta de políticas de Saúde é uma obrigação do Estado, e transferir a particulares essa obrigação não pode ser considerada uma alternativa consequente”, enfatizou.

 

Fonte: Assessoria Parlamentar

Foto: Assessoria Parlamentar