Nesta sexta, 7 de maio, o Instituto Ressurgir dará início a um projeto que tem como objetivo fortalecer o empreendedorismo feminino, através da divulgação dos trabalhos e produtos oferecidos por mulheres empreendedoras, em lives que ocorrerão mensalmente. A primeira ação do projeto intitulada Live da Mainha será realizada nesta sexta, dia 7, às 20h.

De acordo com advogada de família e criminalista e presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto Ressurgir Sergipe, Valdilene Oliveira Martins, um dos fatores que faz com as mulheres permaneçam em relacionamentos abusivos é a dependência financeira. “Existem vários outros fatores como o afetivo, o familiar, mas a dependência financeira é o que tem o índice maior e as mulheres permanecem no relacionamento por falta de autonomia financeira”, revela.

Valdilene Martins disse ainda que o Instituto Ressurgir observou que o empreendedorismo é uma saída, uma alternativa para que a mulher possa ter a autonomia financeira para se sustentar e sustentar as suas (seus) filhas (os) após o término de um relacionamento abusivo. “Com a autonomia financeira, a mulher não fica totalmente dependente daquele homem que praticava o abuso e, que de regra, é o pai das suas crianças”, afirmou.

Lives

Valdilene Martins: “Com a autonomia financeira, a mulher não fica totalmente dependente daquele homem que praticava o abuso e, que de regra, é o pai das suas crianças” Foto: Arquivo Pessoal

Conforme a presidente da Comissão de Direitos Humanos do Instituto Ressurgir Sergipe, todo mês o Instituto vai promover uma live, com a participação de mulheres empreendedoras, dando cinco minutos de fala a cada uma delas, para divulgar o seu produto ou o seu serviço.

O projeto será iniciado nesta sexta-feira, 7, com a Live da Mainha, com a oferta de produtos e serviços como sugestões para o Dia das Mães, comemorado neste domingo, 9 de maio.

Participarão da Live da Mainha as empreendedoras Fátima Santana – Moda Casa(@santanahome); Docefeliz (@docefeliz); Maradedeca – Cakes Gourmet (@maradedeca); Mattaverde SE – Mundo Naural (@mattaverdese); Delicie-se – Prazer em Saborear (@delicie se com prazer); Afrodara  – Sua Moda Étnica (@afrodara.aju); Eyde – Design e Moda Afetiva (@ey de Dantas); Nutrifit – Marmitas (@nutrifitmarmitas); Margot – Cozinha Afetiva (@margot.cozinha.afetiva).

Segundo Valdilene Martins, qualquer pessoa que tiver interesse em participar das próximas lives deve entrar em contato com o Instituto Ressurgir Sergipe através do Whatsapp (79) 98852-1850.

Sobre o Instituto Ressurgir Sergipe

O Instituto Ressurgir Sergipe é uma instituição sem fins lucrativos, criado para fortalecer a luta de prevenção, combate e enfrentamento à violência contra a mulher.