Foi inaugurado no final da tarde deste domingo, 11, o Monumento Governador Marcelo Déda, uma obra construída pelo Governo do Estado e pelo Instituto Banese. Nesta data, Déda estaria completando 58 anos.

Localizado no Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, o Monumento tem um espelho d’água e um grande disco, com o mapa de Sergipe gravado em granito.

Para marcar a terra natal de Déda, uma nascente foi colocada exatamente em cima da localização do Município de Simão Dias. Ao redor do espelho d´água, 52 duas estrelas, mais uma 53ª, localizada na nascente. O moderno projeto de iluminação será conduzido através de sensores, onde cada estrela ficará acesa todas as noites.

Guardado na memória

O prefeito Edvaldo Nogueira, o governador Jackson Barreto, a vice-prefeita, Eliane Aquino e as filhas de Déda ao redor da Escultura de Déda Fotos: Marco Vieira/PMA

No local, há ainda uma escultura de Déda sentada embaixo da árvore que ele mesmo plantou. E as suas cinzas, que foram depositadas no meio do monumento. Há também seis painéis com informações sobre as décadas que ele viveu.

O governadorJackson Barreto disse que ao entregar o Monumento cumpre o compromisso que assumiu com a viúva de Déda, Eliane Aquino. “Hoje a tristeza não tem vez. Guardaremos na nossa memória e nos nossos corações a vida e obra deixada por Déda, eternizados nesse lindo monumento”, disse o governador em seu perfil no twitter.

Eliane Aquino agradeceu e afirmou que Déda colecionou amigos. “Eu sei que jamais a história dele será apagada porque em todo o Estado existem sorrisos plantados por ele”, disse.

O prefeito Edvaldo Nogueira disse construiu uma grande e rara amizade com Marcelo Déda. “O tempo que meu amigo viveu, viveu intensamente. Marcou a todos nós. Amigos, aliados, adversário, todos o respeitavam. Fico muito feliz por ver que suas ideias continuarão vivas”, ressaltou em postagem no twitter.

* Com informações da Agência Sergipe de Notícias e Agência Aracaju de Notícias