Foi inaugurado no final da tarde deste domingo, 11, o Monumento Governador Marcelo Déda, uma obra construída pelo Governo do Estado e pelo Instituto Banese. Nesta data, Déda estaria completando 58 anos.
Localizado no Parque Governador Augusto Franco, conhecido como Parque da Sementeira, o Monumento tem um espelho d’água e um grande disco, com o mapa de Sergipe gravado em granito.
Para marcar a terra natal de Déda, uma nascente foi colocada exatamente em cima da localização do Município de Simão Dias. Ao redor do espelho d´água, 52 duas estrelas, mais uma 53ª, localizada na nascente. O moderno projeto de iluminação será conduzido através de sensores, onde cada estrela ficará acesa todas as noites.
Guardado na memória
No local, há ainda uma escultura de Déda sentada embaixo da árvore que ele mesmo plantou. E as suas cinzas, que foram depositadas no meio do monumento. Há também seis painéis com informações sobre as décadas que ele viveu.
O governadorJackson Barreto disse que ao entregar o Monumento cumpre o compromisso que assumiu com a viúva de Déda, Eliane Aquino. “Hoje a tristeza não tem vez. Guardaremos na nossa memória e nos nossos corações a vida e obra deixada por Déda, eternizados nesse lindo monumento”, disse o governador em seu perfil no twitter.
Eliane Aquino agradeceu e afirmou que Déda colecionou amigos. “Eu sei que jamais a história dele será apagada porque em todo o Estado existem sorrisos plantados por ele”, disse.
O prefeito Edvaldo Nogueira disse construiu uma grande e rara amizade com Marcelo Déda. “O tempo que meu amigo viveu, viveu intensamente. Marcou a todos nós. Amigos, aliados, adversário, todos o respeitavam. Fico muito feliz por ver que suas ideias continuarão vivas”, ressaltou em postagem no twitter.
* Com informações da Agência Sergipe de Notícias e Agência Aracaju de Notícias
Deixar Um Comentário