O Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), integrante da Rede Ebserh, está implementando novos sistemas para otimizar o acesso a exames e laudos médicos. Com a adoção dos Sistemas de Arquivamento e Compartilhamento de Imagens (PACS) e de Informação de Radiologia (RIS), profissionais e pacientes terão mais agilidade e eficiência no fluxo de diagnósticos. A iniciativa faz parte da construção do PACS/RIS nacional da Ebserh, uma plataforma de telemedicina e telessaúde (STT 2.0) que beneficia os hospitais universitários federais.

A adesão ao sistema nacional permite o armazenamento dos dados em um servidor compartilhado, assegurando mais segurança e rapidez no acesso às informações. Com a nova tecnologia, profissionais de saúde podem consultar laudos e imagens de exames de forma ágil e eficiente pelo endereço eletrônico clicando no Link.

O chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI) do HU-UFS, João Amaury Lima, destaca que o STT 2.0 proporcionará mais segurança na identificação dos exames e na emissão dos laudos. “No futuro próximo, o sistema possibilitará a integração com a fila de laudos nos equipamentos médicos e com o prontuário eletrônico no Aplicativo de Gestão para Hospitais Universitários (AGHU)”. Para garantir a transição, a equipe do SGPTI oferece suporte contínuo aos médicos, preceptores e residentes do Hospital.

Para os pacientes do HU-UFS, a nova tecnologia proporciona um acesso mais amplo ao histórico de saúde. Os usuários podem consultar exames, diagnósticos por imagem e laudos médicos a qualquer momento e em qualquer dispositivo, seja pelo computador ou pelo smartphone.

O chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem, Allan Valadão, explica que os novos sistemas possibilitam a integração do cadastro do paciente com as imagens dos exames realizados e os laudos médicos emitidos. “Todos os equipamentos médicos estão configurados para enviar as imagens adquiridas para o servidor ligado ao STT. Essas imagens e os laudos poderão ser visualizados pelos médicos dentro do HU, mas também podem ser acessados pelo paciente através da internet”, ressalta Allan.

—————————

Fonte: Ebserh

Foto: Divulgação/AScom