Para celebrar 97 anos de existência, o Hospital de Cirurgia (HC) realizará uma Missa em Ação de Graças nesta segunda-feira, 8, às 16h, no pátio da instituição de saúde filantrópica.
Inaugurado no dia 2 de maio de 1926, a partir da iniciativa dos médicos Augusto Leite, Juliano Calasans, Eronides Carvalho e Lauro Hora, o Cirurgia atua em cirurgias de alta e média complexidade, internamentos, exames e consultas ambulatoriais, além de ser uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) – com tratamentos de quimioterapia e radioterapia; e centro de ensino com programas de Residência Médica e Multiprofissional.
Um dos maiores e principais hospitais filantrópicos de Sergipe, o HC é referência para a rede estadual de saúde nas especialidades médicas de Cirurgia Cardiovascular, Cardiologia, Traumatologia, Ortopedia, Oncologia e Neurocirurgia.
Números
Em 2022, o Cirurgia realizou 7.234 cirurgias, 45.370 consultas, 10.226 internamentos, 46.220 exames, 7.516 sessões de quimioterapia, 457 sessões de radioterapia, 5.035 procedimentos hemodinâmicos, 2.093 cateterismos cardíacos.
Cardiologia
O Cirurgia é habilitado pelo Ministério da Saúde no âmbito da alta complexidade cardiovascular e o único estabelecimento de saúde do Estado certificado pelo órgão federal para prestar atendimento a pacientes com infarto via Sistema Único de Saúde (SUS).
O HC também é destaque no ranking do SUS em realização de procedimentos do sistema cardiovascular, sendo classificado como “Nível A” no Programa de Qualidade na Cardiologia – QualiSUS Cardio do Ministério da Saúde.
———————-
Foto: Ascom
Deixar Um Comentário