O Governo de Segipe, por intermédio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), tem apoiado a realização de famtours. Do inglês “familiarization tours”, o famtour é um projeto turístico que tem como objetivo apresentar um determinado destino e capacitar o agente de viagem sobre ele. O profissional, então, é convidado a visitar o destino, conhecer os atrativos e equipamentos turísticos existentes, para que possa oferecer os produtos’ aos clientes das agências de turismo em que trabalha.

Durante seis dias de visitas técnicas e vivências, de 26 a 31 de outubro, operadores do turismo estão conhecendo as potencialidades, atrativos e serviços turísticos de Sergipe por meio da realização de dois famtours: o Famtour CVC, da Bahia, e o Famtour Cativa, do Rio de Janeiro, para divulgação do estado e captação de fluxos de turistas. Trata-se de uma ação com apoio do Governo, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de Sergipe (Abih/SE). Num roteiro diversificado, os operadores de turismo terão a oportunidade de vivenciar algumas das experiências oferecidas no estado.

Para o secretário de Estado do Turismo, Marcos Franco, ações como esta são de grande importância para a promoção do Destino Sergipe, pois a realização do famtour oportuniza uma experiência única, mostrando o que Sergipe tem a oferecer. “Potencializar e dinamizar ações de promoção do Destino Sergipe, sem dúvida, fomenta o aumento do fluxo de visitantes, gerando mais renda e desenvolvimento para Sergipe. Além disso, impacta toda a rede de serviços local, afinal, temos uma boa rede hoteleira, assim como opções de lazer e cultura que oferecem uma série de experiências ao viajante que deseja fazer turismo em nosso estado”, destaca.

Experimentando

Agentes de viagens do Rio de Janeiro conheceram os principais atrativos e potencialidades turísticas do Estado de Sergipe – Fotos: Marcos Pako / Setur

A empresária Pâmela Guimarães, da Aqui Viagens, de Cabo Frio (RJ), está em Sergipe pela primeira vez – um destino, aliás, que ela sempre quis conhecer. “Sergipe é um destino riquíssimo, tanto de cultura quanto de belezas naturais. Esse é o nosso segundo dia, e estou muito feliz, estou encantada pelas belezas naturais, pelo povo, que é superacolhedor, superanimado. A gente ainda tem mais uns dias pela frente, e acredito que serão só surpresas. Espero que esse famtour ajude a nós, agentes de viagens, a desenvolver mais este destino de Aracaju, de Sergipe, que é lindíssimo, riquíssimo em belezas naturais. Para os meus clientes, eu sempre ofereci. Agora, então, eu vou poder mostrar tudo o que Sergipe e Aracaju têm a oferecer”, assegura.

O agente de viagens Bruno Lucena, da 4 Cantos Viagens, do Rio de Janeiro (RJ), comenta que Sergipe é um destino que vem crescendo nos últimos tempos, devido aos investimentos da Secretaria de Estado do Turismo. “Agora, vamos vender melhor o destino. A gente vê, está vivenciando, que têm diferenciais, tem um atendimento mais próprio. Aracaju é mais limpa que as outras capitais do Nordeste e tem passeios para todos os tipos: de aventura, de natureza. Vamos vivenciar isso cada vez mais. Tem outros dias para fazer novos passeios, como Rota do Cangaço, Ilha dos Namorados. É uma ótima alternativa para a gente vender cada vez mais e melhor esse destino novo para a gente”, avalia.

Roteiro de lazer e cultura

Agentes de viagens da Bahia conheceram o Museu da Gente Sergipana – Foto: Pietro Lobo / Setur

Os famtours Cativa e CVC iniciaram a visitação na sexta-feira, 27. O primeiro grupo foi para o famoso passeio à Croa do Goré, na região de praias do extremo sul da capital, Aracaju, e, depois, à Ilha dos Namorados, que fica entre o Rio Vaza Barris e o Oceano Atlântico. Já o segundo grupo visitou o Museu da Gente Sergipana, no Centro da cidade.

No sábado, 28, o passeio continua na Rota do Imperador, novo produto turístico de Sergipe. Consiste em um passeio de catamarã que recorta os municípios de Santana do São Francisco, Neópolis e Penedo, em Alagoas, revivendo a expedição histórica realizada por Dom Pedro II, último imperador da História do Brasil.

No domingo, 29, é a vez de Canindé do São Francisco, oportunizando aos agentes de viagens conhecerem o famoso Cânion de Xingó, no Velho Chico, o quinto maior cânion navegável do mundo. Já na segunda-feira, 30, será a vez de visitarem a Rota do Cangaço, que corresponde a uma trilha em plena caatinga até a Grota do Angico, local da morte de Lampião, Maria Bonita e de outros cangaceiros, em 1938. 

O famtour será concluído na terça-feira, 31, com a realização de city tour em Aracaju, com passeio pela Orla da Atalaia, Passarela do Caranguejo, região dos Arcos da Orla, monumento instagramável ‘I Love Aracaju’, Mirante da 13 de julho, Ponte do Imperador, além do Centro Histórico, Mercado Municipal, Alto da Colina do Santo Antônio, onde começou a nascer a cidade de Aracaju.

——————-

Fonte: Secom