Rosa Meire/De Salvador

O governador da Bahia, Rui Costa, anunciou nesta terça-feira, 2, a decisão de prorrogar até o dia 31 de março as medidas restritivas a todas as regiões do Estado. Ações diferenciadas foram adotadas para a Região Metropolitana de Salvador, cujos municípios, conforme o governador, estão em situação “muito grave”. Foi decretado toque de recolher a partir desta quarta, 3 entre 20h e 5h da manhã até a próxima segunda-feira, 8, para Salvador e os outros cinco municípios. As medidas, segundo o governador, foram tomadas após dois dias de reuniões com prefeitos de mais de 200 municípios baianos.

Uma segunda modalidade de restrições envolve todos os municípios do Estado, que terão suspensos os serviços não essenciais durante os finais de semana. Além disso, o toque de recolher se estenderá até o dia 31/3. A circulação de pessoas só será permitida quando houver comprovação de necessidade.

O toque de recolher tem em vista o agravamento da situação nas unidades de saúde que não têm dado conta da procura por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Existem mais de 300 pacientes aguardando a regulação para leitos de UTI, conforme a subsecretária de Saúde da Bahia, Thereza Paim. A taxa de ocupação dessas unidades chega a 83%. Em toda a Bahia foram computados 114 óbitos nessa terça-feira, 2, conforme o último boletim da Secretaria da Saúde do Estado. Um total de 12.028 pessoas já morreu na Bahia, em decorrência do Coronavírus.

Hospital Metropolitano e Arena Fonte Nova

Hospital Metropolitano Foto: SESAB

Dentre as medidas previstas para desafogar a pressão por leitos para pacientes com a Covid-19 está a autorização dada nessa terça, 2, pelo governador Rui Costa de licitação especial para a reabertura do Hospital Metropolitano de Salvador, situado no município de Lauro de Freitas. Sendo que metade dos 200 leitos a serem implantados serão exclusivos para casos de pacientes que necessitem de UTI. A expectativa é de que a unidade possa em três semanas oferecer de imediato 40 leitos de UTI e 30 leitos clínicos.

Para combater o número de casos e de mortes pelo coronavírus no Estado, Rui Costa revelou que na noite da quinta-feira, 4 de março, reabrirá, também de forma gradativa, o Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova. Em nota, o governador observou que todo esse esforço pode ser ineficaz: “Lembro que isso tudo não será suficiente se não contarmos com a colaboração da população com o uso de máscara e manutenção do distanciamento social”, disse.

——————————————————————–

Foto Destaque: Reprodução/GOVBA