Nesta segunda-feira, 17, o Fórum de Entidades Negras de Sergipe lança a campanha “Negros e Negras pela Vida: Campanha Sergipana Contra a Violência Policial e o Genocídio da Juventude Negra”. A ação é uma iniciativa do conjunto de movimentos negros do Estado com o intuito de denunciar os casos de violência e abusos contra pessoas negras, principalmente ocorridos nos bairros e comunidades mais periféricas.
As denúncias são recorrentes em Sergipe, e em Aracaju. Há pouco mais de um ano, um caso chocou a sociedade e segue sem respostas. Clautenis José dos Santos, 37 anos, jovem negro, designer de interiores, estava voltando para casa através de um dos aplicativos de corridas, quando o carro foi interceptado pela polícia que disparou tiros contra Clautenis sem que ele tivesse direito à defesa, ele morreu no local. O caso segue sem solução e sem justiça para a família.
Segundo o último Atlas da Violência, de 2018, publicado pelo IPEA, Sergipe lidera o ranking entre os Estados com maior taxa de homicídios contra pessoas negras, Sergipe com o índice de 64,7 por 100 mil habitantes. Em seguida, Alagoas 54, 2 e em 3º Rio Grande do Norte com 53,4.
As organizações que compõe o Fórum vêm cobrando respostas do governo estadual e dos governos municipais com relação aos casos de homicídio e violência policial contra a população negra, mas seguem sem posicionamento dos gestores.
A campanha seguirá ao longo do ano através de vídeos dos familiares das vítimas, entrevistas com especialistas e relatos que poderão ser acompanhados nas redes sociais do Fórum de Entidades Negras de Sergipe.
————————————————————————-
Fonte: Fórum de Entidades Negras de Sergipe
Foto: Ascom Fórum de Entidades Negras de Sergipe
Deixar Um Comentário