O Fórum de Entidades Negras de Sergipe protocolou junto ao Ministério Público Federal, um documento cobrando aos órgãos de saúde do Estado e Município a divulgação dos dados referentes às pessoas infectadas e mortas pela pandemia do novo coronavírus – Covid-19 – considerando a raça, condição social e de gênero.

É importante destacar que outros Estados e municípios no Brasil já vêm realizando publicações nesse sentido, a exemplo da cidade de São Paulo. No município mencionado, os dados do boletim epidemiológico da prefeitura, publicado em 30 de abril, apontam que o risco de morte de negros por Covid-19 é 62% maior em relação ao branco. A pesquisa considera os números de óbitos (suspeitos e confirmados) por Covid-19 entre pretos, amarelos, pardos e indígenas, tendo como base a classificação de raça/cor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE.

A transparência nas informações é fundamental para compreender de que forma a contaminação está impactando nas comunidades mais vulneráveis, e nos segmentos historicamente estigmatizados, e assim, possibilitar a cobrança de medidas mais enérgicas na proteção ao povo negro e pobre do nosso Estado.

——————————————————————————-

Fonte: Fórum de Entidades Negras de Sergipe

Foto: Divulgação