O NORDESTESSE, projeto que tem a missão de fortalecer artistas e marcas de moda e design que preservam a cultura e os saberes manuais ancestrais dos 9 estados da região, aterrissa pela primeira vez em Belo Horizonte, de 29 de junho a 9 de julho, parte da primeira Mostra de Design Colecionável da Casadorada, multimarcas especializada em objetos de decoração e artigos de luxo para ambientes em geral.
A primeira edição do #FestivalNORDESTESSE na cidade apresenta oito marcas de moda, três de decoração e dois artistas plásticos vindos de Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte. A abertura ocorreu nessa quinta-feira, dia 29 de junho, em evento fechado para convidados, e, nesta sexta-feira, dia 30, o evento estará aberto ao público. Além da parte de venda, a programação inclui uma agenda de talks e mostras artísticas.
Na sexta-feira, 30, às 18h, Daniela Falcão, fundadora do NORDESTESSE, realizou palestra enfatizando como o feito à mão está ocupando cada vez mais espaço no mercado de luxo nacional. Mais cedo, às 15h, a pernambucana Luciana Pessôa de Queiroz, da Elipê Tapeçaria, vai contar sobre a trajetória de sucesso da Casa Caiada, a mais importante empresa de tapeçaria do Brasil, fundada por sua avó, Maria Digna Pessôa de Queiroz, seis décadas atrás.
Daniela aproveitou a passagem pelo evento para apresentar, pessoalmente, o melhor da moda e decoração do Nordeste para quem passar pelo evento. A curadoria foi pensada especialmente para o público mineiro, e representa o melhor da artesania e da criatividade nordestinas. Desde 2021, o Festival Nordeste já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Paraíba e Salvador.
“Levar o Nordestesse para Belo Horizonte pela primeira vez é uma alegria enorme, um sonho antigo. E não poderia haver melhor lugar para nos receber do que a Casadorada Conceito. Estamos levando uma curadoria com o melhor da moda, da decoração e das artes plásticas do Nordeste para essa primeira imersão mineira”, comenta Daniela.
Conheça os nomes que marcam presença:
Adriana Meira | moda _ BA
A etiqueta homônima da estilista baiana tem como marca registrada o patchwork de tecidos, técnica que dá vida a desenhos que homenageiam orixás e santos. Peças como chemises e jaquetas transformam-se em obras de arte para vestir.
—-
Anna Guerra | arte _ PE
A artista visual, com mais de 20 anos de estrada, transita entre o erudito e o popular, refletindo criticamente sobre tradições e festejos regionais. Suas obras misturam tinta acrílica, cera de abelha, tinta óleo e tecidos de chita.
—–
Catarina Mina | moda _ CE
A marca, fundada por Celina Hissa há 15 anos, desenvolve bolsas de crochê e palha de carnaúba, com detalhes de madeira, que vão da praia ao casamento. Suas roupas de crochê e renda de bilro já foram desfiladas na Semana de Moda de Milão e são exportadas para 5 países. Também recebeu muitos prêmios por ter sido a primeira marca de moda brasileira a abrir seus custos.
——
Danielle Porcino | moda _ RN
A marca homônima da designer potiguar transforma referências do Rio Grande do Norte em jóias sofisticadas e nada literais. Formas orgânicas e geométricas dão vida a peças autênticas e para a vida toda, feitas de prata, ouro e pedras semipreciosas.
——-
Elipê | design _ PE
A marca de Luciana Pessôa de Queiroz, neta da fundadora da Casa Caiada, tapeçaria que fez fama nos anos 60, rejuvenesce a técnica da família com quadros e pergaminhos de crochê. Em tiragem limitada, as peças apresentam desenhos geométricos, constelações e corpos femininos, num jogo de trompe l’oeil que diverte e surpreende quem vê.
——-
Gonzalo | moda _ CE
Conhecida pelas bolsas feitas de palha de carnaúba e crochê, que são verdadeiras obras de arte, graças às mãos talentosíssimas de suas artesãs, e da criatividade de Walber Góes, que faz bolsas inspiradas na cultura e nas paisagens cearenses, sem cair no óbvio ou caricato.
——
Juliana Santos | moda _ PE
A etiqueta, que nasceu como uma private label da multimarcas Dona Santa, a mais tradicional do Nordeste, com 27 anos, cria peças versáteis e com toque resort que são intercambiáveis entre si. Para BH, Juliana leva peças de crochê inspiradas na azulejaria.
—–
Kennedy Bahia | arte _ BA
As tapeçarias do artista chileno radicado em Salvador Kennedy Bahia (1929-2005) ganham outras dimensões em peças de décor. Louças, quadros e azulejos apresentam a fauna e a flora do Amazonas e cenas da Bahia dos anos 60 em tiragem limitada.
—–
Lucas Lemos | arte _ SE
Nascido em um povoado ribeirinho do Baixo São Francisco, o sergipano desde cedo exercitou seus dons manuais com a mãe, exímia artesã. Usa o couro para criar bancos, almofadas e objetos de arte, além das famosas sandálias da marca própria, a Tsuru.
——-
Maia Piatti | moda e design _ AL
As irmãs Ana Maia e Rosa Piatti desenvolvem louças e roupas pintadas à mão, em linho puro. No começo dos anos 2000, com o projeto Viver de Arte, chegaram a ter como clientes celebridades como Brad Pitt e Uma Thurman.
——-
Mönster | design _ PE
A empreitada funciona como um escritório especializado na criação de estampas, serigrafias e tingimentos naturais. As padronagens inspiradas na arquitetura modernista do Recife aparecem em almofadas, passadeiras e jogos americanos.
——–
Rush | moda _ PE
Beachwear pensado para corpos reais e que privilegia o conforto. A marca pernambucana se destaca pelas estampas feitas em parcerias com grandes artistas locais, como Francisco Brennand, J.Borges, Samico e Ariano Suassuna.
——-
Sillas Filgueira | moda _ BA
O caimento e a modelagem são pontos chave para medir a qualidade de uma roupa – e também são os pontos fortes da baiana Sillas Filgueira. A coleção Baianá, que será apresentada em BH, traz vestidos, blusas e calças de linho com bordados de coqueiros e vegetação praiana.
—–
Casadorada
A Casadorada, de Afonsina Megale e Antônio Galvão, é uma marca especializada em objetos de decoração, baseada na premissa de que a casa serve de inspiração para uma vida mais bonita, mais acolhedora e mais divertida. Com paixão pela arte, decoração e design, e movida por um modo de vida contemporâneo, tem uma equipe de curadores antenados nas tendências, que desenvolve coleções sazonais exclusivas e também busca, ao redor do mundo, o que há de mais atual para criar na casa um ambiente único e acolhedor. Com as sessões de Decoração, Mesa Posta e Design Autoral, a Casadorada foi idealizada para arquitetos e profissionais da área.
—-
NORDESTESSE
Plataforma colaborativa que tem como missão fomentar o talento de criativos dos nove estados do Nordeste, que se destacam pelo resgate de tradições e matérias-primas da região e pelo impacto social e ambiental que geram em suas comunidades. Tem quatro pilares: moda, design, artes visuais e gastronomia, sempre com produtos e serviços que preservam os saberes ancestrais, sem jamais cair no caricato. O resultado são criações regionais, de apelo global e contemporâneo. A ideia é conhecer, consumir e viver o Nordeste em múltiplas plataformas. Peças dos designers e estilistas podem ser encontradas na Casa Nordestesse, que fica na Alameda Lorena, 1.601, nos Jardins, em São Paulo.
——-
Foto: Divulgação / Ascom
Deixar Um Comentário