O palco do Natal Iluminado, na Praça Fausto Cardoso, ganhará mais brilho no próximo dia 5 de dezembro. Cerca de 200 estudantes apresentarão a IX Vitrine Literária, coordenada pelo professor Fabiano Oliveira. Em 2023, o educador destacou o tema “Telenovelas: Da literatura para a TV” e obras de Jorge Amado, Ariano Suassuna, Machado de Assis e Nelson Rodrigues serão revividas pelos alunos estrelas do Dom Luciano.

O mestre sergipano comemora o fato de o projeto Vitrine Literária ter o selo internacional de qualidade da Unesco/ONU reconhecido este ano, o que o torna uma referência em práticas pedagógicas exitosas no Brasil. “A responsabilidade é enorme e manter a qualidade do ensino é um trabalho árduo dentro do sistema”, afirma.

O evento que já se consagrou como o maior da escola pública apresentado em praça pública torna o aluno protagonista na prática, visto que as obras ganham releituras em forma de entretenimento. “Escolhi obras como Tieta, Vestido de Noiva e O Canto da Sereia por serem sucessos da TV em épocas diferentes”, afirma do professor.

Para este ano, os estudantes estão preparando uma superprodução que envolve diversas linguagens – Fotos: Arquivo Pessoal / Fabiano Oliveira

O objetivo do espetáculo é ter o contato direto com os cânones da literatura, e novelas e filmes são as formas mais populares dessas obras ganharem notoriedade. Cenas da tv, filmes e canções consagradas estarão na programação que promete mexer com o público presente.

Para este ano, os estudantes estão preparando uma superprodução que envolve diversas linguagens. A dança, o canto, a dramaticidade e a música dialogam diretamente com a literatura, dando ao aluno a oportunidade de pesquisar o tema através de diversas lentes. O professor destaca o cenário e o engajamento da turma nas redes sociais em torno do tema. “A vitrine movimenta a escola todo o segundo semestre. Há uma grande expectativa em torno do espetáculo deles”, afirma.

O professor destaca o cenário e o engajamento da turma nas redes sociais em torno do tema

A apresentação conta mais de 200 alunos envolvidos e vivendo cada segundo e assim, cada aluno desenvolve sua habilidade. “Uns escrevem e outros interpretam, uns pintam as obras e outros criam paródias sobre as obras. Todos aprendem de alguma forma e é assim que deve ser adquirido o conhecimento, trocando informações”, diz o professor.

O resultado do espetáculo culmina com o Prêmio Vitrine, que seleciona através de jurados, os vencedores de 2023. As turmas participantes apresentam seus projetos no palco com o objetivo de se destacarem em categorias como melhor ator, atriz, musical, coreografia e teatro. A IX edição acontecerá dia 5 de dezembro, a partir das 17h, com termino às 20h30.

——————-

Fonte: Ascom