Uma verdadeira aventura literária está sendo montada pelos alunos do Centro de Excelência Dom Luciano José Cabral Duarte, em Aracaju. O objetivo é nobre, educativo, pedagógico e reflexivo. O que parece uma grande brincadeira é na verdade é a VI Vitrine Literária que em 2020 conta com mais de 80 alunos trabalhando o tema “Meu Brasil brasileiro – Da literatura ao pandeiro” e tem como subtema “Brincando de Literatura na Internet”.

Adaptado para tempos de pandemia, o espetáculo dos alunos da escola pública que costuma acontecer em praça pública, foi reformatado para online, mas, manteve os mesmos cuidados pedagógicos dos anos anteriores.

Promovido pelo professor mestre em Linguística, Fabiano Oliveira, o tema foi propositalmente escolhido por se tratar de aspectos cobrados constantemente no Enem. Autores como Machado de Assis, Castro Alves, Aluísio Azevedo e José da Alencar ganharam versos digitais de suas obras.

O evento já faz parte do calendário de eventos escolares da Secretaria de Estado da Educação de Sergipe e este ano será transmitido pelo Canal do Youtube da Educação Sergipe, nos dias 17 e 18 de dezembro, a partir das 9h e pelo instagram do professor @proffabianooliveira.

Foco no Enem

O espetáculo dos alunos da escola pública, que costuma acontecer em praça pública desde 2015, foi adaptado para o formato online, no entanto, manteve os mesmos cuidados pedagógicos dos anos anteriores requisito que o professor não abre mão. “A Vitrine é pensada sempre com foco no Enem e este ano a necessidade é maior devido à defasagem causada aos estudantes brasileiros. O diálogo com os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e práticas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB – se fazem presentes como fundamento e suporte para este evento, que faz com que o aluno aprenda através da pedagogia de projetos. O objetivo é analisar diversos gêneros literários que representam o jeitinho brasileiro de ser”, salienta Fabiano.

As obras passarão por releituras e serão entregues ao grande público da rede social em diversas modalidades. Romances, poesias, músicas, paródias, jornalismo e teatro são trabalhados de forma atrativa para os alunos aprendam brincando.

O objetivo de um projeto como este é estimular a leitura, a construção de conhecimentos, a interação entre alunos e a provocação de leituras críticas através dos textos literários do Romantismo ao Simbolismo escolas escolhidas para serem trabalhadas.

Fabiano Oliveira Fotos: Arquivo Pessoal

A ideia é provocar reflexões entre a literatura e a realidade brasileira ao longo de nossa história enquanto povo. O índio, o negro, o branco e a sociedade apresentados nos romances ganharam novos olhares e será um presente para os que derem a oportunidade de a literatura passar na tela do celular. Uma reflexão conduzirá parte dos projetos dos participantes: “como é que o Brasil aparece, através de seus personagens literários, desde 1834, do romantismo até os dias atuais?”, provoca o professor Fabiano.

A função da Literatura no processo de Construção da VI Vitrine

O índio, o negro, a natureza brasileira, a mulher e a sociedade são alguns dos temas abordados nas atividades sugeridas. Os autores que darão base à grande brincadeira (Vitrine Literária) de 2020 são figuras carimbadas no Enem, daí a importância de ler poesias, crônicas, peças, filmes e músicas que dialoguem com o tema. Será uma grande batalha travada por alunos de quatro turmas dos segundos anos.

Segundo Fabiano Oliveira, cada turma escolherá um nome que dialogue com a proposta pedagógica da VI Vitrine. A ideia é deixar as turmas “livres” para que, como protagonistas escolham a partir do tema quais autores e obras irão trabalhar dentro das atividades propostas. Enfim, o Brasil e seus grandes nomes da literatura do século XX serão redesenhados pelas mãos e celulares dos alunos participantes”, afirmou.

Apresentação do IV Prêmio Vitrine

Durante a culminância do projeto, marcada para o dia 19 de dezembro, será apresentada o Sexto Prêmio da Vitrine Literária com a celebração do dos melhores da edição em categorias como: Melhor ator, melhor atriz, melhor cantor, melhor cantora, melhor paródia, melhor turma (Participação, animação, divulgação), melhor cena de teatro, melhor poesia e diversas outras que ainda serão anunciadas.

——————————————–

Fonte: Fabiano Oliveira