Na última terça-feira, 5, os alunos do Centro de Excelência Dom Luciano consagraram a já famosa Vitrine Literária. Com Praça lotada, o professor Fabiano Oliveira abriu o evento simulando um trio elétrico, entoando as músicas “Que força é essa? e o Canto da Cidade”, respectivamente, de Chiclete com Banana e Daniela Mercury. Segundo o organizador da Vitrine, as canções foram selecionadas por serem forte e gritarem a força da Escola Pública. A emoção e a energia tomaram conta do ambiente com alunos gritando o nome do professor.
Em seguida, o mestre anuncia a primeira equipe homenageando Machado de Assis, com a coreografia “Terno Morto”, protagonizadas pelos alunos da 2C, concretizando o encontro da literatura com a música. A partir daí, o palco do Natal Iluminada vira cenários para mais de 200 alunos empenhados em conquistar o Prêmio Vitrine Literária. “Hoje, a praça é da Escola Pública, preparem os seus corações”, entoa Fabiano, chamando ao palco “Tieta do Agreste”, encenada pelos alunos da 2º F.
A emoção tomou conta do público com performances de “O auto da compadecida”, da 2ºB. Os alunos capricharam em cenários gigantes que abrilhantaram os olhos de pais e visitantes que lotaram a praça. ‘Certamente, batemos recorde de público. Isso é resultado de um longo trabalho que envolve conhecimento, responsabilidade social e ensaios diários, nos pátios do Dom Luciano”, conta Fabiano.
Com peças, músicas, danças e pinturas, a noite foi mágica para os pais que aprovaram com aplausos todas as apresentações. Vidas secas, de Graciliano Ramos, foi encenada pela 2A com um cenário que lembrava a pobre casa do personagem Fabiano. Na dança, os estudantes se destacavam como profissionais. Com figurinos especiais para o evento, splish splash, encenadas pela 2E, chamaram a atenção dos pais e turistas. “Cada turma veio com suas habilidades. Expus na Vitrine um pouco do que temos de melhor Dom . Eu, como professor, apenas torço por todos eles e fortaleça a aprendizagem prática”, diz Fabiano.
A obra de Nelson Mota foi encenada pela 2D que chamou a atenção pelo figurino de sua protagonista, com a literatura policial, a turma deixou a Praça eufórica para saber quem matou “Sereia”, a série “O canto da Sereia” já foi exibida pela Rede Globo de Televisão, assim como Tieta, de Jorge Amado e Ciranda de Pedra, de Lygia Fagundes Teles. Nelson Rodrigues teve sua mais famosa peça, Vestido de Noiva, encenada pela 2G de forma profissional.
Além de teatro, música e literatura, a pintura teve grande destaque com releituras de alunos que impressionaram com seus talentos. Após 3 meses, se dividindo entre ensaios e teorias, os mais de 200 alunos do Dom Luciano mostraram em praça pública o espetáculo que se consagrou como a maior Vitrine dos últimos 9 anos.
—————
Fotos: Arquivo Pessoal
Deixar Um Comentário