A Casa das Culturas Populares do município de São Cristóvão está sediando desde a última sexta-feira, 16 de fevereiro até o próximo dia 28 de março, a exposição “Senhor dos Passos em todos os Passos”, do fotógrafo sergipano Márcio Garcez. A mostra integra a programação da Romaria do Senhor dos Passos, que acontecerá nos dias 23, 24 e 25 de fevereiro, no Centro Histórico da cidade.

Os visitantes da exposição conferem nos registros fotográficos feitos por Márcio Garcez, inúmeras cenas que retratam a fé e a devoção dos fiéis católicos que participam da celebração em homenagem ao Nosso Senhor dos Passos.

Márcio Garcez: “Eu tenho uma ligação muito forte com São Cristóvão, a minha família sempre foi muito católica e eu acompanho essa procissão desde a infância” – Foto: Arquivo Pessoal

Essa facilidade em capturar de forma tão fidedigna o sentimento e a crença dos devotos se dá pela grande proximidade que Márcio tem com a cidade e com a festividade religiosa. “Eu tenho uma ligação muito forte com São Cristóvão, a minha família sempre foi muito católica e eu acompanho essa procissão desde a infância. Meus pais, meus avós, eles residiram  em São Cristóvão, e eu sempre ia para as festividades, acompanhava tudo o que acontecia ali”, recorda.

Para Márcio, a mostra fotográfica que está sendo realizada em São Cristóvão pelo terceiro ano, é uma síntese de um trabalho que ele desenvolve na fotografia há mais de 20 anos relacionado a esse tema tão significativo para a cidade histórica de São Cristóvão. “Quando comecei a trabalhar com fotografia sempre procurei retratar temas da nossa sergipanidade e São Cristóvão sempre esteve nos meus registros: Os conventos, as belezas naturais,  a arquitetura, as Carmelitas com os bricelets, as igrejas, os ex-votos, entre tantos outros aspectos religiosos, históricos e culturais da cidade. Para mim é uma honra estar participando mais uma vez dessa exposição. É uma mostra que tem cunho mais religioso, apesar do senso estético único de cada fotografia. Até a forma como está montada, com estandartes que representam a cultura de São Cristóvão”, ressalta. 

Celebração da fé

Tradicional procissão tem mais de 200 anos e conta com um número cada vez maior de participantes

Ele também destacou a importância da festa ao salientar que não se trata de uma mera procissão e os seus fiéis. “É uma celebração da fé de um povo, de pessoas que creem e almejam alcançar os milagres, através das promessas”, afirma.

Márcio revelou ainda que um dos momentos mais belos é a procissão do sábado à noite.  “A procissão noturna é muito interessante”, salienta, ao acrescentar que para o fotógrafo são infinitas as possibilidades estéticas encontradas nesse cortejo.

Outro ponto alto da festividade relatado por Márcio acontece no domingo, o Cântico da Verônica e o encontro das imagens na Praça São Francisco, considerado um momento muito forte para o fiel e também para quem fotografa e sente tudo de perto. “A procissão é uma tradição, uma história de mais de 200 anos que está sendo mantida e conta com um número cada vez maior de participantes, são pessoas de lugares distintos: Itabaiana, Lagarto, Aracaju, que chegam à cidade de São Cristóvão a pé, de ônibus ou em caravanas para professar a sua fé”.

Serviço

Exposição “Senhor dos Passos em Todos os Passos” do fotógrafo Márcio Garcez

Data: 16 de fevereiro a 28 de março

Local: Casa de Culturas Populares, localizada na Praça São Francisco, no Centro Histórico de São Cristóvão

Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 8h às 16h. Domingos e feriados das 9h às 13h.

Contato de Márcio Garcez: (79) 9 9971-4561