O auditório do Partido Popular Socialista em Sergipe – PPS/SE – ficou lotado no último sábado, 3, para o evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Diretório Municipal do PPS Mulher Aracaju com o apoio do Diretório Estadual na pessoa do presidente Clóvis Silveira, e do PPS Mulher Estadual.

Os participantes ficaram satisfeitos com o conteúdo das palestras e com a abordagem dada pelos palestrantes ao tema. Os assuntos discutidos durante o evento foram “Saúde e Construção de Gênero”, ministrado pela vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da OAB/SE, Valdilene Oliveira Martins; e “Defesa Pessoal e Lei Maria da Penha”, ministrada pelos Cabos da Polícia Militar de Sergipe, Pétula Macedo e Paulo Torres.

Pétula Macedo relatou exemplos práticos no atendimento às vítimas de violência 

O Cabo da Polícia Militar de Sergipe, Petúla Macedo, trouxe para o evento um pouco da vivência do trabalho que realiza diariamente nas ruas da Capital. Ela relatou exemplos práticos no atendimento de ocorrência com mulheres vítimas de violência doméstica. “Contei para elas alguns casos que me deparo de mulheres agredidas e machucadas, relatei porque algumas resolvem ir à delegacia fazer a denúncia e outras não querem ir, o porquê das vítimas terem medo dos agressores e não acreditarem na legislação e o motivo de muitas permanecem na relação porque dependem financeiramente do agressor”, resume.

Conhecimento e apoio

Na palestra, Pétula Macedo mostrou aos participantes que a mulher tem força e pode ser mais ativa e capaz de tomar conta da sua vida sem se submeter a nenhum tipo de violência, principalmente doméstica, e de mudar o papel social dela.

Paulo Torres abordou a Lei Maria da Penha e defesa pessoal em sua palestra

O Cabo da PM Paulo Roberto Torres Santos abordou a temática “Defesa Pessoal e Lei Maria da Penha”.  Segundo ele, as mulheres ainda não têm consciência dos direito que elas têm. “Eventos como esses trazem para a mulher o conhecimento acerca dos seus direitos e a consciência de que elas não estão sozinhas, que existem instituições que estão aqui para apoia-las no caso de violência doméstica”, ressalta.

Valdilene Martins fez uma reflexão sobre a violência doméstica Fotos: Sueli Carvalho

A advogada e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, Valdilene Oliveira Martins, ressaltou a importância do evento. “Achei ótimo, espero que tenham mais porque há muito assuntos para se debater com relação a mulher, a exemplo da mulher gestante, da pessoa idosa, da violência obstétrica, da reforma previdenciária que por certo irá prejudicar muito mais a mulher do que o homem”, diz, ao ressaltar que o partido deve fazer esse tipo de discussão mesmo.

Reflexão

Na palestra, Valdilene Martins fez uma reflexão sobre a violência doméstica. Segundo ela, a violência doméstica decorre de um contexto cultural e social e para falar sobre este tipo de violência tem que abordar também a família. “Tentei mostrar que violência doméstica também acaba com as famílias, que o machismo prejudica os homens e que a forma de educar as crianças tem que ser revista”, diz.

De acordo com a presidente do Diretório Municipal do PPS Mulher Aracaju, Jeanne Lima, a importância de promover eventos voltados para a mulher é fazer com que ela perceba a necessidade da participação dela tanto na política como nos demais setores da sociedade. “Hoje em dia a mulher está galgando cada vez mais espaços na sociedade, e é importante que ela se conscientize da necessidade dessa maior participação”, afirma.

Ana Reis, presidente estadual do PPS Mulher, Cabo Pétula Macedo e Jeanne Lima,  presidente do Diretório Municipal do PPS Mulher Aracaju

A presidente estadual do PPS Mulher disse que o evento foi importante porque foi uma maneira das mulheres se encontrarem  e se confraternizarem. Segundo ela, o evento também serviu para mostrar que a mulher tem tido um crescimento de importância na política. “Foi uma forma de incentivar novas mulheres a saírem candidatas e fazer parte do pleito. Nosso objetivo foi mostrar o crescimento e a importância da mulher na política”, destacou.

Maior participação

Clóvis Silveira, presidente do PPS/SE, incentiva presença da mulher na política

O presidente do PPS, Clóvis Silveira, que estava acompanhado do deputado federal pelo PSC e líder do Governo no Congresso Nacional, André Moura, disse que sempre apoia a realização de eventos voltados para a mulher e que tem incentivado a maior participação delas na política.

“A mulher ainda não começou a descobrir que a participação dela na política é importante e esse evento é mais um passo que nós damos para esta conscientização. Todos os anos realizamos eventos como esses, mas temos muita dificuldade de atrair as mulheres”, enfatiza.

André Moura, líder do Governo no Congresso Nacional prestigiou o evento e afirma que defende maior participação da mulher na política. Na foto, ao lado de Clóvis Silveira e Jeanne Lima 

O deputado federal e líder do Governo no Congresso Nacional destacou o trabalho realizado pelo PPS para a maior participação da mulher na política. “A gente sabe que as mulheres conquistam cada vez mais espaços importantes, a exemplo da presidente da Suprema Corte, Carmem Lúcia, e da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, e que é através da política que é possível mudar o destino do Estado e da nação”, diz.

Após as palestras foi realizada uma confraternização, com almoço e som ao vivo com os cantores Cássio Andrade e Kátia Gouveia. No Espaço Mulher, as participantes puderam fazer limpeza de pele e automaquiagem.