O câncer de mama é o mais incidente no país, sem considerar os tumores de pele não melanoma, e a busca de novas alternativas terapêuticas tem sido constante. Um dos trabalhos a serem apresentados na reunião anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), que acontece entre 31 de maio e 04 de junho, é sobre a nova droga para tratamento dessa neoplasia, Deruxtecan. “É um anticorpo combinado com quimioterapia para pacientes com câncer de mama com receptores de estrógeno e que têm doença disseminada”, explica um dos autores do estudo clínico, o oncologista e pesquisador Carlos Barrios, médico da Oncoclínicas&Co e integrante do Latin American Cooperative Oncology Group (LACOG).

O estudo clínico de fase 3, que compara o novo tratamento com o convencional, contou com a participação de 866 pacientes em 300 centros de pesquisa clínica distribuídos na Ásia, Europa, América do Norte e América Latina. A nova estratégia tem sido comparada com a história do “Cavalo de Troia” onde o anticorpo penetra na célula de câncer e libera a quimioterapia tóxica, que leva escondida na sua molécula somente depois de estar dentro dessa célula. 

O especialista afirma que os resultados são muito positivos e melhoram significativamente o controle da neoplasia, além de possibilitar o aumento do número de pacientes que podem se beneficiar com esta estratégia de combinar o anticorpo “carregado” com moléculas de quimioterapia. “Importante é que este tipo de droga funciona melhor do que a quimioterapia tradicional”, finaliza o Dr. Barrios.

Oncoclínicas na ASCO 2024

Assim como em outros anos, a Oncoclínicas&Co, um dos maiores grupos especializados no tratamento do câncer da América Latina, é destaque na ASCO 2024 com 37 participações. A presença brasileira conta com apresentação oral e em pôsteres, e também em sessões como painelistas e debatedores.

“A pesquisa clínica e a educação são instrumentos essenciais para tornar a saúde acessível a todos, independentemente dos limites territoriais. A Oncoclínicas vem avançando a passos largos para, de fato, contribuir nessa equação. Nesta edição da ASCO, contaremos com uma delegação de mais de 100 especialistas, que compartilharão conhecimento com a comunidade oncológica mundial na busca pelas melhores alternativas de cuidado para vencer o câncer”, afirma Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas&Co.

Além disso, pela primeira vez a companhia contará com um stand na área de expositores do evento, um espaço dedicado a compartilhar avanços científicos e promover a interação direta com principais tomadores de decisão e influenciadores do setor. “O fortalecimento da nossa presença na ASCO 2024 é mais um passo que possibilita a formação de parcerias que podem acelerar o desenvolvimento e a implementação de novas frentes de combate à doença, beneficiando amplamente os nossos pacientes”, finaliza.

———

Fonte: Ascom

Foto: Divulgação / Ascom