O saldo das operações de crédito do Sistema Financeiro Nacional atingiu R$ 3,047 bilhões em agosto, com recuo de 2,2% no acumulado dos últimos 12 meses e uma queda de 1,9% de janeiro a agosto de 2017. Na contramão da retração, os estados nordestinos do Piauí (+6,2%), Ceará (+3,2%), Alagoas (+1,7%) e Paraíba (+1,6%) tiveram incremento nos respectivos saldos no intervalo de um ano.
A análise é do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste – Etene -, com base em dados do Banco Central – Bacen. O estudo completo está disponível no portal do Banco do Nordeste.
O saldo das operações de crédito destinadas a pessoas físicas apresentou crescimento de 5,3% no Nordeste, de agosto de 2016 a agosto de 2017. Contribuíram para esse desempenho crédito direto ao consumidor, consignado, cartão de crédito e cheque especial, visando equacionar dívidas e equilibrar o orçamento familiar.
Operações de crédito
Em relação a operações de crédito para pessoas jurídicas no Nordeste, onde os recursos são essencialmente direcionados para a produção (investimentos e capital de giro), houve recuo de 7,7% no saldo das operações financeiras.
Nacionalmente, o saldo da carteira de pessoas físicas teve expansão de +4,6%. Se considerado o período de janeiro a agosto de 2017, a variação foi de +3,2%. A expansão ocorrida nesse segmento não foi suficiente para contrabalançar a queda na carteira de pessoas jurídicas, de -8,8% em 12 meses e -7,0% em 2017.
Fonte: BNB
Deixar Um Comentário