Dieta do suco, com ou sem proteína, da sopa e todas as outras que são registradas pelos sites e revistas podem até funcionar, mas não de forma saudável e de forma eficaz. A nutricionista Roseanny Cristina, do Hapvida Saúde, garante que esses regimes têm resultados instantâneos e não funcionam em longo prazo.
“As pessoas tendem a correr atrás do prejuízo do excesso e querem o emagrecimento rápido. Com isso, optam por dietas desconhecidas que geralmente resultam na satisfação do paciente, porém é tudo momentâneo. O ideal é o emagrecimento com bons hábitos e de forma saudável’’, destaca.
A regra, segundo a profissional da saúde, é seguir pela orientação nutricional que irá indicar alimentos naturais, integrais, refeições equilibradas a cada três horas, frutas, verduras e proteínas. “O lema é desembalar menos e descascar mais, com o intuito de diminuir a preferência quanto comidas industrializadas’’, enfatiza Roseanny Cristina.
A alimentação deve ser aliada também com exercícios físicos, nesse objetivo a nutricionista menciona uma dica. “Convidar alguma amiga ou parente para se exercitar com você, deixa esse momento mais descontraído. O importante é manter sua consulta com um profissional e seguir as orientações médicas’’, finaliza.
Guia Alimentar
Para orientar a população sobre os cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, o Ministério da Saúde lançou em 2014, o Guia Alimentar para a População Brasileira. A atualização da publicação relata quais cuidados e caminhos para alcançar uma alimentação saudável, saborosa e balanceada. A nova edição, ao invés de trabalhar com grupos alimentares e porções recomendadas, indica que a alimentação tenha como base alimentos frescos (frutas, carnes, legumes) e minimamente processados (arroz, feijão e frutas secas), além de evitar os ultraprocessados (como macarrão instantâneo, salgadinhos de pacote e refrigerantes).
Confira a versão digital do guia no endereço: http://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/05/Guia-Alimentar-para-a-pop-brasiliera-Miolo-PDF-Internet.pdf
Fontes: D Comunicação Estratégica e Blog da Saúde / Ministério da Saúde
Foto: Ministério da Saúde
Deixar Um Comentário