Roger Vieira: “Há quem diga que não se pode fazer cirurgia plástica antes dos 16 anos. Isso não é verdade” |
Realizar cirurgia plástica na adolescência é mais comum do que se imagina. Nesta fase considerada de muitas indefinições e incertezas, inclusive em relação ao corpo, antes de realizar qualquer procedimento é necessário consultar um especialista no assunto, no caso um cirurgião plástico. Para falar sobre os mitos e verdades da cirurgia plástica na adolescência o Blog Evidencie_se (evidencie-se.blogspot.com.br) conversou com o médico especialista em Cirurgia Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e pela Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS), Roger Vieira. O cirurgião plástico atende em seu consultório particular e é membro assistente dos hospitais Mater Dei, Vila da Serra e Lifecenter, em Belo Horizonte, MG. Experiente no assunto, uma vez que atua há mais de dez anos em diversos campos da cirurgia plástica, com foco em cirurgias de contorno corporal e facial, Roger Vieira detalha o que deve ser levado em consideração na hora da decisão de realizar qualquer cirurgia plástica na adolescência. Confira.
Evidencie_SE – Quais os mitos mais comuns em relação a cirurgia plástica na adolescência?
Roger Vieira – Talvez o principal mito seja em relação à idade, pois há quem diga que não se pode fazer cirurgia plástica antes dos 16 anos. Isso não é verdade. Algumas cirurgias podem ser realizadas antes dessa idade, como a cirurgia para correção de fendas labial e palatina, feita logo no primeiro ano de vida; a otoplastia (correção das “orelhas-de-abano”), que pode ser feita a partir dos seis anos; e a correção do desvio de septo. Em quadros mais agravados, também é possível fazer os procedimentos de redução das mamas em meninos (ginecomastia) e meninas (mamoplastia redutora). Entretanto, para a maioria dos procedimentos é recomendado que se espere, pelo menos, até os 16 anos para as garotas e até os 18 para os rapazes. Geralmente, essas são idades estimadas em que o corpo termina seu processo de desenvolvimento, porém é importante entender que esses marcos não são definitivos e podem variar de uma pessoa para outra. Outros mitos comuns são o de que não se pode colocar silicone na adolescência e o de que fazer cirurgia plástica na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do corpo.
Evidencie_SE – Quais são as alterações permitidas nesta fase?
RV – Em tese, nenhum procedimento é proibido nessa fase, mas recomendamos profundamente que o paciente converse bastante com a família e com o médico para entender a real motivação de desejar a cirurgia. Como sabemos, a puberdade é um período da vida delicado, no qual os jovens costumam buscar a aprovação dos colegas para se sentirem aceitos em determinados grupos. Muitas vezes, a insatisfação com o corpo pode estar ligada, por exemplo, ao bullying sofrido na escola ou a uma sensação de inferioridade em relação aos colegas. É muito importante que o adolescente tenha em mente que não se deve fazer cirurgia plástica pelos outros, mas por si mesmo. Esse tipo de procedimento envolve uma série de cuidados e responsabilidades que não devem ser tratados com indiferença.
Evidencie_SE – Antes de realizar qualquer procedimento o que o senhor recomenda aos adolescentes?
RV – Para todos os casos, independentemente da idade, uma conversa sincera com o seu médico sobre motivações e expectativas é imprescindível. No caso dos adolescentes, a conversa com a família também é muito importante, inclusive porque menores de 18 anos precisam de autorização dos pais ou do responsável legal para realizar qualquer cirurgia plástica.
Evidencie_SE – Há alguma idade em que é proibida a realização de cirurgias? Fale sobre isso.
RV – Cada caso deve ser avaliado com cautela e responsabilidade pelo cirurgião plástico. Cirurgias de correção das “orelhas-de-abano”, de desvio de septo, das fendas labiais e palatinas, além de outros procedimentos de fins reparadores, podem ser realizados até mesmo em crianças com menos de 10 anos, se assim for necessário. Para cirurgias estéticas, na maioria das vezes, respeitamos o processo natural de crescimento e desenvolvimento do corpo. Além disso, a tendência é que, quanto mais idade tem o paciente, mais maduro ele estará, e mais consciente do que a cirurgia plástica pode fazer. Também é importante esperar o corpo terminar de se desenvolver para não comprometer o resultado da própria cirurgia.
Evidencie_SE – Quais são as cirurgias plásticas mais procuradas por adolescentes?
RV – A rinoplastia (cirurgia de nariz), otoplastia, mamoplastia redutora e ginecomastia.
Evidencie_SE – Existe contraindicação para algum tipo de cirurgia?
RV – Além da questão do desenvolvimento do corpo, o ideal é que o paciente seja fisicamente saudável e tenha uma expectativa realista dos resultados proporcionados pela cirurgia plástica escolhida.
Foto: Divulgação
Deixar Um Comentário