Com a necessidade de isolamento social, as festividades juninas não estão sendo recomendadas porque as aglomerações podem aumentar o contágio do novo coronavírus. Mas, para manter as tradições, algumas pessoas não abrem mão de costumes como os de acender fogueiras e soltar fogos de artifício. Contudo, essa prática pode oferecer sérios riscos, não somente à segurança das pessoas, mas também à saúde.
Os perigos envolvendo eletricidade, por exemplo, são altíssimos. Acender fogueiras ou soltar fogos próximos à rede elétrica pode causar acidentes graves e ainda comprometer o fornecimento de energia da região, pois o fogo e o calor podem causar dilatação dos fios, curtos-circuitos e rompimento dos cabos.
“Outra ação perigosa é utilizar estruturas da rede elétrica como postes, cabos ou equipamentos para pendurar os ornamentos como bandeirolas e balões, pois o risco de choque é alto”, explica Robson Jezler, Coordenador de Segurança e Saúde Ocupacional da Energisa Sergipe.
Robson ressalta ainda o que pode ser feito em casos de acidentes. “Alertamos não tocar em fios partidos e não tentar retirar objetos em contato com cabos. Também é importante isolar o local do acidente”, destaca.
Além de colocar a segurança em risco, fogueiras e fogos de artifício podem ser prejudiciais à saúde. O risco de queimaduras é altíssimo em ambos os casos e, isso pode sobrecarregar ainda mais o sistema de saúde, que está com os esforços focados no combate ao novo coronavírus. Vale destacar também que a fumaça pode acabar afetando as pessoas próximas, pois, sua inalação é capaz de agravar problemas respiratórios, um dos principais sintomas da Covid-19.
Em Aracaju, a Prefeitura publicou um decreto recomendando que as pessoas evitem acender fogueiras e queimar fogos de artifício durante o ciclo junino, para evitar a elevação dos riscos relacionados a problemas respiratórios. Por esta razão, o órgão, através da Emsurb, não vai autorizar a comercialização de fogueiras e de fogos.
Vale ressaltar que em casos de acidentes envolvendo a rede elétrica, é necessário informar imediatamente à Energisa por meio dos canais de atendimento, o call center 0800 079 0196 ou por meio do whatsapp 079 98101-0715 e ao Corpo de Bombeiros, discando o 193.
——————————————–
Fonte: Energisa
Foto: Ascom Energisa
Deixar Um Comentário