Foi realizada no final da tarde desta segunda-feira, 1º, a solenidade de posse da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça de Sergipe –TJSE – para o biênio 2021-2023. Assumiram a nova gestão os desembargadores Edson Ulisses de Melo, presidente; Ana Lúcia Freire de Almeida dos Anjos, vice-presidente; e Diógenes Barreto, corregedor-geral da Justiça. Pela primeira vez na história do Judiciário sergipano, a cerimônia foi realizada por videoconferência e transmitida pelo canal do TJSE no YouTube, com o objetivo de manter o distanciamento social imposto pela pandemia do Coronavírus.

“Sou, acima de tudo, um otimista. Minha pretensão é que façamos uma administração com êxito. Tivemos uma grande experiência ao enfrentar a pandemia, vencemos e vamos continuar superando as dificuldades”, declarou o novo presidente do TJSE. Já o corregedor-geral da Justiça disse que pretende dar sequência ao trabalho dos colegas que o antecederam. “Vamos seguir à risca o planejamento estratégico do Tribunal. Uma das nossas metas é aperfeiçoar o controle da produtividade dos magistrados”, salientou o novo corregedor, que ingressou no TJSE como juiz em 1991 e foi promovido a desembargador em 2016.

Para a desembargadora Ana Lúcia, assumir a vice-presidência é um momento de felicidade. “Fazer parte do Tribunal de Justiça de Sergipe já é uma honra muito grande para mim que, inclusive, iniciei aqui estagiando. Um dos méritos do nosso Tribunal é que as gestões se complementam. Tivemos grandes Mesas Diretoras e essa continuidade reflete o que somos. Trabalhamos sempre juntos para fazer o melhor para Sergipe”, destacou a vice-presidente, que assumiu o cargo de juíza em 1989 e de desembargadora em 2016.

A solenidade teve início com uma apresentação do Quinteto de Cordas da Orquestra Jovem de Sergipe, que entoou a música “Cheiro da Terra” e o hino nacional. Em seguida, o desembargador Osório de Araújo Ramos Filho discursou sobre o trabalho realizado frente à Presidência do TJSE. “Completo o meu biênio com uma gestão digna, impessoal e cheia de bons resultados. Convicto de que administrei essa instituição e seus servidores com profundo respeito à coisa pública, cumprindo a Constituição e as leis ”, destacou.

Após os membros da nova Mesa Diretora assinarem o termo de posse e prestarem juramento, foi exibido um vídeo com a trajetória do desembargador Edson Ulisses. Quem participou da solenidade pôde acompanhar um pouco da vida dele desde o nascimento na Ilha do Ouro, em Porto da Folha, SE, em 24 de agosto de 1948; passando pela juventude na cidade de Propriá, a trajetória como servidor do Banco do Nordeste, carreira de advogado, cargos na OAB estadual e nacional, até a chegada ao cargo de desembargador do TJSE, em 12 de maio de 2008.

Em seu discurso de posse, o desembargador Edson Ulisses agradeceu a conduta do desembargador Osório de Araújo Ramos Filho e fez elogios ao trabalho da gestão anterior. “Esperamos continuar com o mesmo afinco, objetivando êxito cada vez maior do Poder Judiciário sergipano, devendo destacar o comportamento atencioso e a presteza da equipe de transição nomeada pelo presidente desembargador Osório de Araújo Ramos Filho, permitindo acesso a informações e a documentos necessários ao pleno conhecimento e à elaboração dos planos de governança da nova Mesa Diretora”, completou o presidente do TJSE empossado.

Mesmo sendo realizada por videoconferência, a solenidade foi prestigiada por inúmeras autoridades. Entre elas, o governador de Sergipe, Belivado Chagas; o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo; Flávia Pessoa, Conselheira do CNJ; desembargador Vladimir Carvalho, presidente do TRF5; Luiz Ribeiro, presidente do TCE/SE; Inácio Krauss, presidente da OAB/SE; Roberto Alcântara, presidente da Associação dos Magistrados de Sergipe (Amase), entre outros.

————————————

Fonte: TJSE