Neste domingo, 29, o candidato Edvaldo Nogueira (PDT), foi reeleito prefeito de Aracaju. Ele obteve 150.823 votos, o equivalente a  57,86% dos votos válidos. A candidata Danielle Garcia (Cidadania) obteve 109.864, o equivalente a 42,14%.

Edvaldo Nogueira assume a Prefeitura de Aracaju pela terceira vez. Ele foi eleito vice-prefeito de Aracaju em 2000, na chapa encabeçada por Marcelo Déda. Em 2004 foi reeleito vice-prefeito pela mesma chapa. Com a renúncia de Marcelo Déda para disputar o Governo do Estado, assumiu a Prefeitura, tornando-se o primeiro militante do PCdoB a administrar uma capital brasileira.

Em outubro de 2008, disputou com sucesso o cargo de prefeito de Aracaju, sendo eleito no primeiro turno das eleições, com 140.962 votos, correspondentes a 51,72% da preferência do eleitorado aracajuano, contando com o então presidente da Emurb, Silvio Santos do PT, como seu companheiro de chapa . Tomou posse em janeiro do ano seguinte, agradecendo em seu discurso o apoio do amigo e então governador sergipano Marcelo Deda, e pontuando que sua vitória no primeiro turno revelava a concordância do povo de Aracaju com o modelo democrático de gestão com que vinha conduzindo a Prefeitura.

Em 2016, Edvaldo Nogueira novamente concorreu à Prefeitura de Aracaju, vencendo, em segundo turno, a disputa com seu ex-aliado, Valadares Filho. Nogueira recebeu 52,11% dos votos e contou com Eliane Aquino, ex-primeira-dama de Aracaju e de Sergipe, como companheira de chapa.

———————————————————-

* Com informações do Wikipedia

Foto: Ana Lícia Menezes / PMA