O Governo do Estado, por meio do Banese e do Instituto Banese lançou nesta sexta-feira, 24, o edital ‘Quarentena da Gente’ de fomento à produção cultural em Sergipe durante o período de isolamento social. A iniciativa visa premiar projetos culturais de artistas sergipanos ou residentes em Sergipe, mantendo em atividade a criação e produção artística e cultural local.

De acordo com o Instituto Banese, a iniciativa contribui para que os profissionais do setor enfrentem, expressando suas artes, a atual crise provocada pelo coronavírus, além de oferecer ao público, através das redes sociais do Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda e do Instituto Banese, conteúdos de qualidade voltados para o conhecimento e entretenimento.

“Entendemos que, mesmo em meio à crise que vivemos, tanto o fazer cultural quanto o acesso à cultura continuam sendo um direito de todos. Diante do atual cenário, além do acalento e conhecimento que a arte nos traz, esses profissionais necessitam continuar retirando seu sustento daquilo que dignamente e talentosamente sabem fazer. É por isso que o Banco do Estado, através do Instituto Banese, juntamente com o Governo de Sergipe, lança esse edital de fomento cultural e apoio aos nossos artistas”, disse o superintendente do Instituto Banese, Ezio Déda.  

Poderão participar da chamada pública pessoas físicas nascidas e residentes em Sergipe e/ou demais artistas não sergipanos residentes em Sergipe há pelo menos um ano com projetos de música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura (leitura, contação de história, recitação), audiovisual, artes integradas e expressões culturais populares, contemplando, dessa forma, as mais diversas linguagens artísticas.

Para participar os interessados deverão se inscrever até 8 de maio, através do endereço https://www.institutobanese.org.br onde terão acesso ao edital com todas as informações referentes à critérios de participação e seleção, documentação necessária, premiação, cronograma de etapas da seleção, especificações técnicas dos produtos digitais, além do passo a passo para envio dos arquivos referentes aos documentos e projetos. O resultado será divulgado no dia 20 de maio, por meio de email e das redes sociais do Instituto Banese e Museu da Gente Sergipana. Para mais informações, entrar em contato exclusivamente através do email projetos.mgs@institutobanese.org.br.

* Com informações da ASN