Por Rosa Meire, de Salvador
Compartilhar pesquisas de pós-doutorado. Este é o objetivo da “Aula aberta”, evento online que será realizado nesta terça-feira, 17/5, às 18h30, via plataforma da Rede Nacional de Pesquisa – RNP. A iniciativa é das professoras do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade da Universidade Federal da Bahia – UFBA –, Márcia Macêdo, Sonia Jay Wright e Salete Maria, que apresentarão a estudantes e interessados o conteúdo e resultado de suas pesquisas, produzidas entre os anos 2018 e 2020, em intercâmbio com instituições no Brasil, México e França.
“A minha expectativa é que possamos ter um momento de partilha e de experiências e difundir para o corpo docente/discente as nossas pesquisas”, disse a professora Márcia Macêdo. A docente realizou pós-doutorado no Centre Max Weber, Université Luimière, em Lyon-2, na França, entre os anos 2018 e 2019, sobre a temática das “mulheres chefes de família/maternidade solo” nas Ciências Sociais, e, particularmente, nos Estudos Populacionais, área da Demografia.
“Vejo este evento como uma oportunidade de conhecermos um pouco mais as docentes na posição de pesquisadoras. A maior parte do nosso corpo discente acaba tendo contato apenas com nosso trabalho em sala de aula. É uma oportunidade de se atualizar, e, inclusive, para explorar nesse contato as possibilidades de orientação. Espero propiciar esta interlocução com os estudantes e futuros pesquisadores interessados nesse campo, e que se sintam provocados pelo debate”, afirmou.
Especificidades Temáticas
Com pós-doutorado pela Fundação Joaquim Nabuco (Recife), realizado entre os anos 2019/2020, a professora Sonia Jay Wright, do Grupo de Pesquisa/Ação em Gênero, Direito e Políticas para a Igualdade – JUSFEMINA –, destacou a importância formativa do evento, que irá revelar os estudos das pesquisadoras baianas. “Temos pesquisas de pós-doc focalizadas nas temáticas de gênero e feminismos cujo conteúdo consideramos necessário ao conhecimento e à formação, e é esse o sentido do encontro”, diz a professora.
Sonia Jay conta que seu pós-doutorado enfocou o tema “Relações autoritárias em espaços feministas de universidades brasileiras”, resultando na possibilidade de se discutir questões relativas a relações de poder em espaços feministas acadêmicos. “Fizemos nossa lição de casa ao dar visibilidade a nossas pesquisas, com publicações em periódicos qualificados”. A aula online, segundo informa, tem sua importância, ao buscar “dar retorno” das atividades de pós-doutorado das docentes à comunidade acadêmica e à sociedade em geral”.
Com a dispensa acadêmica para a realização do pós-doutorado também entre os anos 2019 e 2020, a professora Salete Maria informou ser este momento importante. “Aproveito para prestar contas do investimento que o Estado brasileiro fez ao me liberar, com bolsa da CAPES, para aprofundar meus conhecimentos”, disse.
A pesquisa que será compartilhada foi realizada em parte no Brasil, o primeiro semestre; e o semestre seguinte, na Universidade Autônoma do México – UNAM. Na oportunidade, a professora atuou como visitante no Instituto de Investigações Jurídicas, com pesquisas sobre “Constitucionalismo Feminista”.
Para a professora Saleta Maria, a expectativa é que o evento possa contribuir para revelar a sua experiência no pós-doutorado e, também, ressaltar as produções acadêmicas e científicas geradas, desde minicursos, artigos publicados em periódicos e que inclui o livro intitulado “Feminismos Jurídicos: aproximações teóricas, manifestações práticas e reflexões críticas”, lançado em 2021″.
O livro aborda o uso estratégico do direito para a construção substantiva de gênero, diz, ao ressaltar a importância das pesquisas para seu aprimoramento como pesquisadora e como docente. A professora Salete Maria é coordenadora do grupo de pesquisas JUSFEMINA, juntamente com a professora Sonia Jay Wright.
Serviço
Bacharelado de Estudos de Gênero e Diversidade – UFBA
“Aula Aberta” sobre Pesquisas Pós-Doc
Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=AhDlSuyV_zU
Data: 17/5/2022
Hora: 18h30
Deixar Um Comentário