A Defensoria Pública do Estado (DPE/SE) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) firmaram na manhã desta terça-feira, 30, o Termo de Cooperação Técnica e Convênio para estágio curricular não obrigatório. O ato de assinatura aconteceu no gabinete do defensor público- geral, Leó Neto com a participação do reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho; do subdefensor-geral, Vinícius Menezes Barreto e da Pró-Reitora, a professora Sueli Maria da Silva Pereira.

O Termo de Cooperação Técnica tem por objetivo o desenvolvimento de atividades conjuntas para oferecer aos estudantes de graduação do curso de Direito, atividades de estágio curricular obrigatório, prática forense, não remuneradas, vinculadas ao estágio de práticas jurídicas civil, como também demais atividades de extensão e pesquisa. Já o Convênio, visa a realização de estágio curricular não obrigatório remunerado para diversos cursos.

Para o defensor público-geral, Leó Neto, o estágio é muito importante para a aquisição da prática profissional. “Durante esse período, o aluno pode colocar em prática todo o conhecimento teórico que adquiriu durante a graduação. Além disso, o estudante aprende a resolver problemas e passa a vivenciar na prática o que viu em sala de aula. Essa parceria com a Universidade Federal é essencial e muito importante para os estudantes e esses laços só tendem a se fortalecerem cada vez mais”, disse.

O reitor da UFS, Valter Joviniano, enalteceu a parceria com a Defensoria Pública e destacou a importância do estágio. “É de extrema importância para a universidade estreitar os laços com instituições como a Defensoria para que possamos ter abertura de espaço para nossos alunos desenvolverem suas atividades, para que aprendam dentro da universidade muito mais e que possam adquirir habilidades interpessoais que venham a complementar sua formação. E só conseguimos isso, através de parcerias como essa, com instituições respeitadas e que tem a universidade como parceira”, pontuou.

“Agradecemos muito a confiança da Defensoria Pública em abrir suas portas para a UFS e participar ativamente nesse processo de formação dos nossos alunos para que eles se tornem egressos de sucesso e a universidade consiga manter o patamar de excelência em formação. Que possamos cada vez mais estreitar esses laços”, concluiu Joviniano.

———————–

Fonte: Defensoria Pública de Sergipe

Foto: Ascom Defensoria Pública de Sergipe