O trio elétrico se transformou em sala de aula para Enem com o professor Fabiano Oliveira. Aquidabã, em Sergipe, foi palco desse feito histórico. Nessa sexta, 26, alunos inscritos no Enem desfilaram pelas principais ruas da cidade com o Bloquinho do Enem, capitaneado pelo professor da Rede Estadual de Ensino do Centro de Excelência Dom Luciano, Fabiano Oliveira. A VI Turnê do professor já passou por diversas cidades, inclusive, Sobral, no Ceará. Vale ressaltar que a cidade é referência em educação nacional.

Levar um trio elétrico para a avenida, com um bloco puxado por um professor cantando paródias para Enem é um feito inédito no Estado e no Brasil. No repertório, todos os principais assuntos de Língua Portuguesa da prova do Exame Nacional do Nível Médio – Enem –, com versões pedagógicas de artistas como Gustavo Lima, Marília Mendonça, Anitta, Ivete e Banda Eva. “É algo inédito no Brasil, a ideia central é despertar o interesse dos jovens para fazerem a prova mais fortalecidos. Quero levar o projeto para diversas cidades brasileiras”, revela Fabiano.

Em Aquidabã, o evento foi organizado pelo Centro de Excelência Francisco Figueiredo e contou com um público de mais de 400 alunos. O Bloquinho do Enem levou os principais conteúdos do Enem através de paródias, facilitando a aprendizagem e a fixação do conteúdo. “A ideia de fazer a turnê teve o objetivo de atrair o aluno através das linguagens utilizadas. Os fundamentos do bloquinho são pedagógicos, mas a metodologia ativa usa a linguagem do entretenimento, atraindo assim o aluno para aprender se divertindo”, afirmou o professor.

Fabiano Oliveira: “É algo inédito no Brasil, a ideia central é despertar o interesse dos jovens para fazerem a prova mais fortalecidos” – Fotos: Fabiano Oliveira / Arquivo Pessoal

Levar a educação para todos os lugares causa estranhamento no grande público, acostumado as tradicionais aulas em sala, apenas. Para Fabiano, o conhecimento pedagógico pode ser passado em todos os lugares, assim, aulas são dadas em teatros, ginásios, quadras e agora, trio elétrico, unindo o misto de aula e show. “O novo sempre assusta, mas é preciso se desafiar a todo instante, na educação não é diferente, é preciso pensar sempre em estratégias de ensino-aprendizagem que dialoguem com a era digital na qual estamos inseridos”, disse.

Para a realização do evento foi preciso parcerias com a DRE5 e a Prefeitura Municipal de Aquidabã, para dar segurança e apoio na logística durante o circuito pelo qual o Bloquinho do Enem passou, afinal, a educação colocou botar o bloco do Enem na rua.

——————————

Fonte: Fabiano Oliveira