Maria Paula Dunel [*]
Diante do atual panorama de enfrentamento à pandemia do novo coronavirus (Sars-Cov-2), a Organização Mundial da Saúde (OMS) orienta o isolamento social como estratégia de prevenção à contaminação pelo COVID-19. Várias cidades do Brasil têm adotado essa medida e a recomendação é sair de casa apenas para o estritamente necessário. Mas, mesmo dentro de casa, precisamos adotar cuidados para não haver disseminação do vírus dentro do ambiente domiciliar.
Preparar a casa para evitar a entrada do vírus é, sem dúvida, um grande desafio. Isso porque, antes deste novo panorama, tínhamos muitos costumes que, atualmente, no contexto que estamos inseridos, precisam mudar.
A Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia preparou um Manual de Orientações da arquitetura hospitalar para o controle de contágio: COVID-19, no qual demonstra de forma dinâmica, por meio de imagens, o protocolo de entrada nas residências.
Os autores do manual explicam que a área externa à residência deve ser considerada contaminada, enquanto que a área interna considerada vulnerável. Por esse motivo, a escolha de uma porta de entrada e a determinação de uma área de transição são medidas importantíssimas para evitar que o vírus entre na residência.
Veja como preparar a área de transição (Figura 01)
Figura 01: Área de transição
- Antes de entrar na residência, é recomendado tirar os sapatos e higienizá-los imediatamente;
- Logo, já na área de transição, tirar as roupas e colocá-las em uma sacola plástica antes de depositar no cesto de roupas;
- Ainda na área de transição, deixar bolsas, carteiras e chaves em uma caixa;
- Ter um apoio (móvel ou mesa) para poder colocar as embalagens que tenham trazido de fora e higienizá-las para logo guardá-las.
A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) preparou um plano de retomada da atividade econômica após a quarentena, no qual também é possível encontrar medidas a serem adotadas como protocolo para a chegada em casa:
- Não tocar em nada antes de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel;
- Tomar banho imediatamente, sempre que possível. Quando não puder. lavar bem todas as partes expostas;
- Ter contato com outros membros da família somente após tomar banho.
Assim, essas medidas devem ser adotadas como uma verdadeira mudança de hábitos, a fim de que, juntos, possamos vencer a batalha contra o novo coronavirus.
[*] É Arquiteta e Urbanista (UBA, Argentina), Esp. Engenharia de Segurança e Higiene (UCAM/RJ), Mestre em Engenharia Civil (UFS).
Deixar Um Comentário