“Diga não aos Anabolizantes. Evite a dor de quem te ama” é o título da campanha que será lançada na noite desta quinta, 21, pelo Conselho Regional de Educação Física Sergipe, Cref20, em parceria com o Ministério Público de Sergipe, Governo Federal, Autoridade Brasileira Controle de Dopagem – ABCD -, Ordem dos Advogados – OAB/SE -, Universidade Tiradentes – Unit – e Governo do Estado. A iniciativa tem como objetivo combater o uso indiscriminado de anabolizantes.

O lançamento da campanha será feito durante o 3º Congresso Internacional de Atividade Física, Nutrição e Saúde – Ciadis – / 13º Congresso de Educação Física/ VIII Jornada de Nutrição / XV Jornada Farmacêutica / 6ª Semana da Medicina – Semed. O evento acontece no Auditório Padre Arnóbio, bloco D, localizado na Universidade Tiradentes, Bairro Farolândia, e conta com a presença do representante do ABCD e do presidente do Cref20, professor Gilson Dória.

De acordo com o Cref20, o uso indevido de anabolizantes esteroides para o ganho de massa muscular pode levar a morte, causar efeitos colaterais irreversíveis, impotência, esterilidade, crescimento excessivo dos mamilos em homens, hipertensão, dores de cabeça, retardo precoce do crescimento, calvície, insônia, aumento do colesterol e lesões no fígado.

Segundo o Conselho, os anabolizantes esteroides são medicamentos legais e têm indicações específicas. O uso de anabolizantes não é crime, porém necessita de acompanhamento médico. Conforme a legislação específica para o produto, ele pode ser comercializado somente em farmácias e drogarias com prescrição médica, em receituário controlado e tem que constar a indicação do Código Internacional de Doenças, o CID.

O presidente do Cref20, Gilson Dória, ressalta que o representante do Ministério dos Esportes, Vinicius Onofre Loyola, falará durante o evento sobre o programa do Governo Federal, Jogo Limpo.

“Esse programa do Governo é justamente o controle de dopagem e tem uma missão importante que é fazer que a atividade física seja livre do uso de substâncias que elevam o desempenho dos atletas. E em seguida será lançada a campanha com um depoimento de uma mãe, aqui de Aracaju que perdeu um filho devido ao uso de anabolizantes”, ressalta Gilson.

* Com informações do Cref20

Foto: Divulgação / Cref20