Projetos da Suvinil exploram a criatividade no uso da cor no teto e provam que pequenas mudanças podem renovar totalmente o visual de um espaço

Na hora de renovar a decoração, a gente costuma pensar primeiro em pintar as paredes ou trocar os móveis. Mas uma ideia criativa e cheia de personalidade tem ganhado destaque nos projetos: os tetos coloridos. Usar cor no teto é uma maneira simples e eficaz de transformar o ambiente, trazendo mais aconchego e estilo, além de valorizar a arquitetura. Tons suaves ajudam a criar uma sensação de conforto, enquanto cores mais vibrantes adicionam pontos de destaque e um toque moderno.

Além de trazer mais personalidade, os tetos coloridos também ajudam a destacar detalhes arquitetônicos, como sancas, vigas e molduras, valorizando ainda mais o projeto. Com criatividade e boas escolhas de cor, é possível transformar completamente a percepção do ambiente. A Suvinil, atenta a essa tendência, reuniu projetos incríveis que servem de inspiração para quem quer inovar e levar mais estilo para os espaços.

“O teto é muitas vezes chamado de a quinta parede, e usá-lo como elemento de destaque traz identidade e equilíbrio aos ambientes. Trabalhar a cor nesse espaço pode transformar completamente a percepção do cômodo, valorizando a arquitetura e criando novas sensações”, diz Bruno Moitinho, arquiteto do Sem Nome Studio.

Quer experimentar essa tendência na sua casa? Confira abaixo algumas opções de cores e inspirações que mostram como o teto pode se tornar o grande destaque da decoração, valorizando ainda mais cada ambiente.

Teto quadriculado com as cores LamparinaSossego Noturno e Marrom-Luxo | Projeto: Bruno Moitinho | Fotos: Bruno Moitinho

Aqui, o destaque vai para o teto quadriculado, que propõe uma solução criativa e cheia de movimento. As cores Lamparina, Sossego Noturno e Marrom-Luxo – sendo as duas últimas as Cores do Ano de 2025 do Suvinil Revela – foram combinadas de forma ousada e harmônica, criando um efeito visual surpreendente que se estende pelas paredes, ampliando a sensação de profundidade. O uso do quadriculado no teto valoriza ainda mais o pé-direito e dá personalidade ao quarto, mostrando como a pintura pode ser uma poderosa aliada na transformação dos espaços.

“Quis trazer essa tendência para a minha própria casa e escolhi o meu quarto para explorar essa ideia. Trabalhar o teto com o quadriculado foi uma maneira de dar mais identidade ao espaço e sair do óbvio. O resultado é um ambiente mais inspirador, dinâmico e cheio de estilo”, conta Bruno.

Este quarto apostou na combinação da Cor Sino da Igreja e boiseries também no teto | Projeto: Matheus Ilt | Fotos: Matheus Ilt

O quarto aposta em um visual sofisticado ao levar as boiseries também para o teto, criando continuidade entre as superfícies. A pintura em tom azul acinzentado, na Cor Sino da Igreja, reforça a sensação de acolhimento e destaca o desenho das molduras, que adicionam textura e profundidade ao ambiente. A iluminação natural valoriza ainda mais o efeito elegante e contemporâneo da composição.

“Cada vez mais, as pessoas estão buscando soluções criativas para deixar seus espaços únicos e com a sua cara. Levar cor e texturas para o teto é uma forma ousada e inteligente de transformar o ambiente sem precisar de grandes intervenções. Na Suvinil, acompanhamos de perto essas tendências para inspirar novas possibilidades e ajudar o consumidor a se expressar por meio da decoração”, destaca Sylvia Gracia, Gerente de Marketing, Cor e Conteúdo da Suvinil.

Em contraste com as paredes claras, o tom terroso da Cor Hena ganha protagonismo no ambiente | Projeto: Vanessa Ribeiro | Fotos: Mariana Orsi

O teto em tom terroso cria uma atmosfera acolhedora e intimista, trazendo peso e personalidade de forma sofisticada. A Cor Hena, aplicada também na faixa superior das paredes, gera um efeito de “abraço”, diminuindo visualmente a altura e reforçando a sensação de conforto. Em contraste, as superfícies claras ampliam a entrada de luz natural pelas portas de vidro, equilibrando a composição.

Cor Azul-Guache em contraste com os revestimentos neutros traz frescor e personalidade ao espaço | Projeto: Vanessa Ribeiro | Fotos: Mariana Orsi

O projeto combina referências clássicas e contemporâneas de forma equilibrada. O teto em tom de azul vibrante (Cor Azul-Guache) cria um contraste marcante com os revestimentos claros das paredes, trazendo frescor e um toque de originalidade ao espaço. A escolha da cor reforça a sensação de amplitude e conecta visualmente os diferentes elementos. A estrutura metálica preta da área de banho, somada ao piso geométrico em preto e branco, adiciona um efeito gráfico e moderno.

“O teto costuma ser deixado em segundo plano, mas quando trabalhado com intenção, ele pode assumir um papel central no projeto. Aqui, o azul cria um ponto de interesse visual e ajuda a compor uma atmosfera mais leve e acolhedora, sem comprometer a funcionalidade do espaço”, explica o arquiteto.

A aplicação das cores ProaCaviar e Jeans Rasgado no teto e nas paredes cria um efeito de continuidade visual, delimitando o espaço e reforçando a sensação de profundidade | Projeto: Vanessa Ribeiro | Fotos: Mariana Orsi

A combinação das cores Proa, Caviar e Jeans Rasgado no teto, paredes e porta cria um bloco visual coeso, que estrutura o espaço com elegância e impacto. Essa continuidade cromática define a circulação, direciona o olhar e reforça a sensação de profundidade. Já o contraste com o piso claro e os móveis em madeira adiciona leveza e calor, equilibrando a paleta e conectando os ambientes de maneira harmoniosa.

Em contraste com os tons suaves da parede, o teto na Cor Tamarindo adiciona ao espaço | Projeto: Vanessa Ribeiro | Foto: Mariana Orsi

O projeto traz uma proposta lúdica e acolhedora, ideal para um quarto infantil, com uma paleta de cores suaves nas paredes que conversam com a delicadeza dos elementos decorativos. O grande destaque fica para o teto na Cor Tamarindo, que se estende até a faixa superior da parede, criando uma moldura colorida e calorosa no espaço. Essa escolha cromática ajuda a “abaixar” visualmente o pé-direito, gerando uma sensação de acolhimento sem comprometer a leveza do ambiente.

“A escolha de levar a Cor Tamarindo para o teto como uma forma de aquecer o espaço e criar uma atmosfera envolvente desde o primeiro olhar. Em um quarto infantil, cores têm o poder de estimular a imaginação e, ao mesmo tempo, transmitir conforto e esse equilíbrio foi o que alcançado neste projeto”, finaliza Bruno.

———————

Fonte: Suvinil