A Construexpo Atibaia reuniu empresas dos setores da construção civil e imobiliário na última semana (de 15 a 18 de setembro de 2022), e superou as expectativas dos expositores, que durante os quatro dias de feira apresentaram novidades em tecnologia, construção e regulamentações normativas para imóveis.
Enquanto profissionais de engenharia e arquitetura e consumidor final puderam conferir tecnologias e inovações sustentáveis para a construção civil, os expositores comemoraram a geração de negócios durante a feira, que superou as expectativas iniciais.
Para Anderson Bolta, engenheiro e empresário da Bolta Engenharia e Construção, a Construexpo foi uma excelente oportunidade para a realização de net work e fechamento de negócios. “Realizamos diversas vendas aqui na feira, que inclui desde a contratação da mão de obra e venda dos produtos dos nossos parceiros Zonta Esquadrias, Outlet do Aço e LM Tijolos Ecológicos à construção efetiva de casas sustentáveis”, afirma Bolta. “Foi também uma oportunidade para posicionar a empresa no mercado, especialmente em Atibaia e Região”, complementa o engenheiro.
As práticas para uma construção mais limpa e sustentável vêm sendo cada vez mais procuradas, não só por construtoras e técnicos como também pelo cliente final. “Tivemos em nosso stand uma visitação significativa de pessoas querendo conhecer nossas soluções construtivas”, diz Patrícia Magela, Coordenadora de Marketing do Grupo Isorecort. Na feira, a empresa construiu em tamanho real uma casa com 60m² de Monopainel®, sistema construtivo em EPS para empreendimentos residenciais e comerciais. “Nossa participação na Construexpo, uma feira focada na sustentabilidade, foi muito produtiva tanto para a divulgação deste método construtivo quanto para o fechamento de negócios, superando nossas expectativas”, conclui.
O uso eficiente e consciente dos materiais para construção evitando emissão de gases tóxicos, acúmulos de resíduos de obras como o descarte de material e o desperdício de água foi a abordagem principal da Construexpo para despertar um novo olhar para a construção civil. Um exemplo foi a demonstração da Tiny House, um exemplar de casa sustentável e modular construída em apenas 7 dias, basicamente com aço (estrutura), EPS e vidro. “A casa foi um sucesso, com apenas 27m² com sala e cozinha integradas, banheiro, quarto, sistema de placas fotovoltaicas gerou, além da curiosidade, prospecções, negócios e futuros investimentos”, afirma Rodrigo Andreoli, arquiteto responsável da Taec Modular. “É um empreendimento de baixo custo, rapidez, 0% de uso de água, fabricado e entregue em 60 dias”, finaliza.
Fornecedores de materiais de construção sustentável também se surpreenderam com a feira e seu potencial net work e efetivação de futuros negócios. É o caso Blocathi, empresa especializada em sistema construtivo blocoom, a empresa participou pela primeira vez e realizou diversos contatos para fechamentos de negócios, “nosso produto tem diferencial e percebemos que o público visitante veio justamente buscar inovações e métodos diferentes e sustentáveis para construírem suas casas”, afirma Caio Henrique Dias, diretor comercial da empresa.
Também sucesso de negócios, a Urban Eco House, empresa de tijolos ecológicos, trouxe para a feira a tecnologia construtiva com produtos inovadores como tijolos, canaletas, pavers e bricks fabricados com metodologia sustentável, ou seja, produzidos com terra, cimento e água prensados e sem queima, “o resultado foi excelente, fizemos muitos contatos e fechamento de negócios, é um produto que despertou interesse dos visitantes justamente por proporcionar uma obra mais limpa, sem quebra quebra e um produto que traz conforto térmico e acústico”, diz Simone Sutil, sócia proprietária.
Na outra ponta empresas como a Essenciale e Pormade estiveram presentes na Construexpo para divulgarem seus showroons na cidade de Atibaia. Para Ivete Semmler a feira serviu como um preview da abertura de sua loja, que será inaugurada no final do mês, na cidade e para Marcelo Veber da Pormarde, a Construexpo cravou a abertura do showroom da marca paranaense na cidade.
O Club Casa, clube de relacionamento entre profissionais e empresas e a AEAAR (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Atibaia e Região), também destacaram o sucesso da feira como um espaço gerador de negócio e com muito potencial agregador entre as várias vertentes do setor da construção, que engloba desde maquinário, produto, a mão de obra, a construção, a venda do imóvel, empresas com serviços de consultora sobre normas e regulamentações, revestimentos e acabamentos, paisagismo, iluminação, entre outros.
Para as imobiliárias presentes, a Construexpo colaborou para a venda de imóveis e divulgação de novos empreendimentos imobiliários. Marcos Aurélio Reis, sócio proprietário da Lopes, a imobiliária efetivou duas vendas de apartamentos no residencial Tybaia e a Ideatto Imóveis apresentou na feira lançamentos imobiliários e propostas inovadoras. “Em breve Atibaia terá um complexo imobiliário que irá surpreender e agregar ainda mais valor à cidade”, diz Denizar Faria Sandoval Jr, sem dar muitos detalhes, mas já deixando muita gente curiosa.
Além do espaço expositivo, a Construexpo foi palco para especialistas debaterem assuntos atuais e técnicos com palestras sobre tecnologia, reciclagem, eficiência energética, sustentabilidade, empreendedorismo, normas e regulamentações. No total foram 13 horas de conteúdo com 15 palestrantes.
“A Construexpo superou todas as expectativas. Dobramos o número de expositores e trouxemos para o evento diversos sistemas construtivos e soluções sustentáveis para construção civil porque entendemos que o futuro chegou e nosso objetivo é cada vez mais conscientizar toda cadeia até chegar ao consumidor final que poderá consumir produtos com tecnologias inovadoras para uma construção mais limpa e preservação do meio ambiente”, diz Eliane Dias, CEO da Construexpo.
“Nossos expositores capricharam nos stands e na exposição dos produtos. É uma evolução mútua entre a organização e expositores. E quem ganha é o público visitante tomando conhecimento das inovações do setor, apreciando o evento em um local integrado com a natureza e com uma vibe incrível, repleto de história e cultura, que é a Estação Atibaia”, conclui.
———————————————
Fonte: Construexpo
Maravilha pessoal.