Valéria Bezerra [*]
A coluna de hoje vem dar dicas para evitar umas pequenas falhas na ambientação de seu espaço. Seja seu quarto, seja sala de estar ou mesmo um ambiente de trabalho. Planeje sempre e pesquise para que tudo saia equilibrado, funcional e esteticamente correto.
Veja aqui uns errinhos que podemos evitar na ambientação.
1. O primeiro deles podemos dizer que é deixar as coisas fora do lugar. Em qualquer ambiente, a organização, por si só, já deixa o espaço agradável. Solução: Quando se pensar em ordem, podemos começar com organizadores, caixas, baús, cestas, enfim, cases que comportam objetos e tornam o ambiente charmosamente disciplinado.
2. O segundo é a falta de iluminação em um ambiente. Um espaço escurecido, com sombras, torna o lugar desagradável, a não ser que esta seja a finalidade. Solução: Semana passada falei sobre a importância de se contratar um profissional competente para fazer o serviço de iluminação e valorizar ainda mais seu espaço. Pois bem, indico esta semana, para não errar na ambientação é deixá-lo iluminado adequadamente. A falta de luz não favorece os detalhes.
3. Não planejar a ambientação como um todo. Quando se coloca tudo que se encontra e acha bonito, vira um caos. Até mesmo a disposição de objetos em lojas deve ser pensada. Imagine numa residência, ou num espaço menor! Solução: Estude o seu estilo, veja o que mais agrada e se está dentro do estilo escolhido para a ambientação. Isso ajudará a não entulhar de cacarecos o seu espaço.
Quando se coloca tudo que se encontra e acha bonito, vira um caos Fotos: Valéria Bezerra
4. Tapetes subdimensionados. Mas tem tamanho padrão para cada espaço? A resposta é não. Porém, existe o senso crítico que deve ser respeitado e para não pecar na ambientação, evite que ele seja de qualquer tamanho para espaços mais variados. Solução: coloque o tamanho que consiga cobrir a maior parte do chão, caso contrário, não use. A não ser os tapetes que são utilizados como capacho.
5. Pouco espaço para circulação. Todos os espaços devem respeitar a ergonomia de área, de maneira adequada à circulação. Seja para muitas pessoas (espaços públicos), seja para uma residência (espaço privado). Fique atentos à proposição de mobiliário. Sugestão: coloque-se sempre no lugar do passante, e lembrem-se dos que possuem dificuldades de locomoção, sejam cadeirantes, ou similares.
[*] É jornalista e designer de interiores.
Deixar Um Comentário