Valéria Bezerra [*]
Superação: sinônimo de mostra
Quando falamos em Arquitetura, Design de Interiores, Decoração e Paisagismo em Sergipe, logo associamos a sonhos. Ligamos essas atividades à beleza, planejamento, funcionalidade, sustentabilidade, enfim, unimos a realização desses sonhos com o “pensar para fazer isso acontecer”, e com um profissional capacitado para tal.
Assim, no início do ano 2000, a arquiteta Mercês Souza, atuando neste segmento há algum tempo e com know-how em tudo o que fazia (e faz), com o objetivo de levar familiarizar a sociedade sergipana com essa área, já que o único curso de arquitetura daqui estava lançando no mercado sua primeira turma, viu potencial para criar um evento que fosse uma vitrine de estilos, inovações e pudesse apresentar as mais variadas possibilidades de investir na Arquitetura, Decoração e Paisagismo.
Um esforço coletivo deu o pontapé inicial para a concretização da maior mostra de Arquitetura, Design e Paisagismo de Sergipe – A Mostra Aracaju. No mesmo ano, 31 ambientes foram lançados num imóvel, com apoio total de fornecedores, lojistas, apoiadores e profissionais que acreditaram nessa ideia.
Dificuldade sempre há, segundo a organizadora da Mostra, mas a parceria dos profissionais e amigos fornecedores, gera o apoio para a construção de cada ambiente. Segundo Mercês, Sergipe tem nomes que são sinônimos de excelência na arquitetura, no Design de Interiores e no Paisagismo. E esses profissionais trazem novidades maravilhosas que transformam a Mostra Aracaju num verdadeiro mundo de beleza e criatividade. “Eles pesquisam, viajam para fora do País para ver o que tem de inovação e os parceiros fornecedores apostam que o mercado daqui comporta e isso faz com que a Mostra seja realmente uma Vitrine da Arquitetura”, disse.
Mostras que fizeram história
Segundo Mercês, todas edições foram maravilhosas e tiveram suas particularidades, mas algumas podem se destacar como:
Ano 2000 – Parceria e Confiança – Na mesma Rua Vila Cristina (Atual Rua Dr. Leonardo Leite), a primeira edição mostrou a força de vontade e a confiança de todos que participaram. Profissionais que nunca tinham participado de algo assim. Fornecedores que acreditaram e colaboraram com essa realização. A confiança geriu o evento.
Ano 2008 e 2010 – Anos em que a Mostra Aracaju teve como tema a Sustentabilidade. Foram inovações que provaram que se pode ter luxo, estilo e beleza com um pensamento criativo, dentro do que sabemos ser sustentável. Os arquitetos, designers, decoradores e paisagistas acreditaram e tudo foi um marco para a história do evento.
Ano 2012 e 2014 – Ousadia e Transformação – Fazer de um container um local habitável. Sim, habitável e sofisticado. A proposta foi apresentada por Mercês e os profissionais mais uma vez, se jogaram nesse projeto e foi um dos mais lindos eventos da Mostra Aracaju. O mesmo ocorreu em 2014, porém, transformando um espaço de garagem em ambientes de mais puro luxo e elegância. Dentro do limite territorial, mas mostrando ao público que a inovação ultrapassa as perspectivas simples. O evento aconteceu num estacionamento de um prédio comercial e foi modificado para espaços residenciais e comerciais. Quem esteve lá viu o glamour que existe na assinatura desses profissionais.
Selo de Ouro
Na 10ª Edição, a Mostra Aracaju traz a união do bom gosto, sofisticação, com o brilhantismo das artes. A celebração dessa Mostra será reluzente para a história da Arquitetura, do Design, do Paisagismo e as artes sergipanas. Esta que chega como a “cereja do bolo”, onde em cada projeto, a arte dá o toque de personalidade e de singularidade para compor o sonho realizado.
A Mostra Aracaju será aberta ao público no dia 16 de agosto a 15 de outubro, localizada na Rua Dr. Leonardo Leite (antiga Vila Cristina), 148, sede da Sociedade Semear, com o tema Viver com Arte. Vale a pena conferir!
[*] É jornalista e designer de Interiores.
Deixar Um Comentário