A Copa do Mundo Feminina FIFA Austrália Nova Zelândia 2023 começou na madrugada dessa quinta-feira, 20, com a realização da cerimônia oficial de abertura, no estádio Eden Park, em Auckland (NZL). O evento contou com a representação de povos originários dos países-sede do Mundial, além de uma apresentação musical e da exposição das 32 seleções participantes.

Depois, Nova Zelândia e Noruega entraram em campo para a primeira partida da Copa do Mundo, válida pelo Grupo A. Diante de mais de 42 mil torcedores, o maior público neo-zelandês da história em um jogo de futebol, as donas de casa venceram as norueguesas por 1 a 0, com gol da atacante Wilkinson, aos dois minutos do segundo tempo.

Para engrandecer o dia das anfitriãs, foi a primeira vitória da Nova Zelândia em Mundiais, após 16 partidas.

Nova Zelândia venceu a Noruega por 1 a 0 na abertura da Copa do Mundo Feminina – Foto: Hannah Peters/FIFA

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, esteve presente na cerimônia de abertura e se encontrou com o presidente da FIFA, Gianni Infantino, e com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez.

Australia venceu a Irlanda por 1 a 0 na estreia da Copa do Mundo Feminina – Foto:  Maddie Meyer/FIFA

O outro país-sede, a Austrália, venceu a Irlanda por 1 a 0, no estádio Olímpico de Sydney, com mais de 75 mil pessoas, pelo Grupo B. De pênalti, Catley abriu o placar para a Austrália, em partida que contou com arbitragem brasileira: a árbitra principal Edina Alves esteve em campo, acompanhada pelas assistentes Neuza Back e Leila Cruz. Na cabine do VAR, Daiane Muniz foi a árbitra assistente de vídeo.

Árbitras brasileira durante a partida entre Austrália e Irlanda, pela Copa do Mundo Feminina
Foto: Maddie Meyer/FIFA

A estreia da Seleção Brasileira será na próxima segunda-feira, 24, diante do Panamá, às 8h (horário de Brasília), no estádio Hindmarsh, em Adelaide, na Austrália, pelo Grupo F.

—————————

Fonte: CBF