O comandante da Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga – Ceopac – da Polícia Militar de Sergipe, capitão Manoel Oliveira, foi executado com vários tiros na noite de quarta-feira, 4.
De acordo com informações da Secretaria da Segurança Pública de Sergipe – SSP/SE -, homens armados, em dois veículos Corolla, abordaram o oficial da PM e efetuaram vários disparos, no trevo de acesso à cidade de Monte Alegre. O local da ocorrência fica próximo do povoado Vaca Serrada, em Porto da Folha, onde fica a sede da unidade da Polícia Militar.

O governador Jackson Barreto acompanhou o velório  Fotos: Victor Ribeiro / ASN

A comoção em torno do fato foi muito grande no Estado durante toda esta quinta-feira, 5. O corpo do capitão Manoel Oliveira foi levado incialmente para o Instituto Médico Legal – IML -, em seguida foi para o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças – CEFAP – e logo depois foi para um velatório em Aracaju.

Na sexta-feira, 6, o corpo do capitão será levado para o Município de Porto da Folha, onde vai ser sepultado. O cortejo fúnebre vai às 5h para Porto da Folha, distante 190 quilômetros da Capital, com chegada prevista para 8h, onde acontece missa de corpo presente na Igreja Matriz de Porto da Folha, e sepultamento no cemitério local.

Investigações

Em nota, a SSP/SE, afirma que o governador do Estado, Jackson Barreto, ao saber do ocorrido, determinou que de forma imediata, todas as providências no sentido de investigar e esclarecer o crime fossem tomadas pelas equipes da Secretaria de Segurança Pública.

O delegado Dernival Eloi, diretor do Complexo de Operações Policiais Especiais – Cope – foi designado como responsável pelas investigações e seguiu para o local do crime com agentes do Cope.

Várias unidades da Polícia Militar e Polícia Civil foram mobilizadas para realizar os primeiros procedimentos. Equipe do Grupamento Tático Aéreo também foi acionada.

Homenagens

“Presto meus votos de pesar a todos seus familiares e amigos e a toda família militar que se sente também agredida por essa tragédia. Não descansaremos até que os envolvidos nesse crime bárbaro sejam capturados e a justiça seja feita. Toda a Secretaria de Estado da Segurança Pública está mobilizada no sentido de buscar os culpados e não irá parar até as últimas consequências. Esses bandidos mexeram com as pessoas erradas. Nosso estado, nossas instituições, nossos policiais, todos juntos, estaremos unidos em torno desse caso na busca de respostas e de uma solução. Iremos denominar oficialmente o Pelotão da Caatinga com o nome do Capitão Oliveira para perpetuar seu legado junto a essa unidade da Polícia Militar que ele fundou, comandou e tanto amou”

Governador de Sergipe, Jackson Barreto

“A Associação dos Magistrados de Sergipe – Amase -, entidade que representa os juízes e desembargadores do Estado de Sergipe, vem a público expressar o seu mais profundo pesar pela morte do capitão PM Manoel Oliveira, comandante da Companhia Especializada em Operações Policiais em Área de Caatinga – Ceopac. No instante em que a sociedade é atingida pela insegurança e que vidas humanas estão sendo perdidas pelo crescente aumento da violência, é impositivo conclamar as instituições públicas e privadas para que ações efetivas de combate a criminalidade sejam postas em prática, protegendo e trazendo tranquilidade para todos os cidadãos e suas famílias”

Marcos de Oliveira Pinto, presidente da Amase

 

“O Ministério Público de Sergipe, consternado com a morte do capitão da Polícia Militar de Sergipe Manoel Oliveira, comandante da Companhia Especializada em Operações policiais em Área de Caatinga – Ceopac, na noite do dia 4, externa sentimento de pesar e solidariedade a seus familiares e a todos os integrantes da PM sergipana. Parceiro em muitos trabalhos com o MP, o capitão Oliveira desempenhou com responsabilidade, ética e profissionalismo suas funções. O MP de Sergipe irmanado com todos os órgãos responsáveis por elucidar e punir os culpados de tal brutalidade, disponibilizará toda sua estrutura para atuar na busca pela responsabilização dos autores do hediondo delito”

Ministério Público de Sergipe

“O Ministério Público Federal em Sergipe vem apresentar solidariedade à Polícia Militar de Sergipe, externando sentimentos de pesar aos familiares, colegas de trabalho e amigos do oficial Capitão Manoel Alves de Oliveira Santos, Comandante da Companhia Especializada em Operações policiais em Área de Caatinga – Ceopac, na noite de ontem, dia 4. Parceiro do Ministério Público Federal em diversas missões, o Capitão Oliveira mantinha relacionamento exemplar com as comunidades tradicionais sertanejas, a exemplo das comunidades quilombolas e indígena da região, jamais se escondendo por detrás da burocracia quando era chamado ao cumprimento do dever e estando sempre voltado à efetividade da segurança pública no sertão do Estado de Sergipe. O ministério Público Federal em Sergipe confia que as instituições policiais do Estado apurarão célere e rigorosamente o execrável ato que ceifou a vida do Capitão Oliveira, para restabelecer na sociedade sergipana a certeza de que o crime organizado não vai encontrar espaço para calar aqueles que o combatem diuturnamente”

Ministério Público Federal em Sergipe