A ‘Incrível Máquina de Livros’ é uma iniciativa da Infinito Cultural, em parceria com a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e patrocínio da Colgate-Palmolive via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). De forma inovadora, o projeto estimula a leitura e a formação de leitores, atraindo a atenção do público pelo viés da fantasia e da imaginação.
Em 2023, a iniciativa começa sua viagem pelo Brasil na cidade de Franca (São Paulo), a partir de 15 de abril, sábado. Depois, o projeto pega as estrada passando por Uberlândia (Minas Gerais), Goiânia e Alto Paraíso do Goiás (Goiás), Aracaju (Sergipe), João Pessoa (Paraíba) e Natal (Rio Grande do Norte).
Com uma mescla de capitais e pequenas e médias cidades, a democratização do trajeto da ‘Incrível Máquina’ já estava presente nas edições anteriores e se consolidou esse ano. Nas viagens de 2018, 2019 e 2021, o projeto fez a alegria de leitores em 34 municípios de 16 estados brasileiros percorrendo mais de 29 mil quilômetros e transformando cerca de 80 mil livros.
A Colgate-Palmolive acredita que a educação e o acesso à cultura são essenciais para o desenvolvimento humano, e a empresa afirma estar engajada na construção de um futuro melhor para todos através da inclusão social por meio do incentivo a hábitos de leitura e acesso ao conhecimento.
Transformando livros
A ação se desenvolve da seguinte maneira: A ‘Incrível Máquina’ estará estacionada em locais públicos de cada cidade durante três dias consecutivos. O participante leva um livro novo ou usado em boas condições (não pode estar rasgado ou riscado), insere na Máquina e aperta um dos dois botões disponíveis: adulto ou infantil. Automaticamente, como um toque de mágica, aquele livro se transforma em outro livro, que o participante levará para casa.
Como a ideia é dar oportunidade para o máximo de pessoas participarem da ação, cada um pode colocar até no máximo três livros. Vale lembrar também que os livros que as pessoas colocarem serão futuramente transformados para outras pessoas. Por isso não serão aceitos livros didáticos e livros técnicos.
Além disso, a máquina tem a capacidade de transformar mil livros por dia. Serão centenas de títulos disponíveis, como clássicos da literatura mundial e brasileira de autores como Machado de Assis, José de Alencar, Cecília Meireles, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, livros presentes nas listas de mais vendidos, escritoras infantis de sucesso como Eva Furnari, Ruth Rocha, Ana Maria Machado, Daniel Munduruku e Mauricio de Sousa, além das obras dos autores indicados ao Prêmio Jabuti, como a escritora Sueli Carneiro, homenageada pela premiação em 2022, Conceição Evaristo e Itamar Vieira Junior. Os livros transformados, que podem ser novos ou usados, sempre são uma surpresa.
60 anos da Mônica
Como uma ação de incentivo e democratização da leitura, a ‘Incrível Máquina de Livros’ não poderia ficar de fora das comemorações dos 60 anos da Mônica, personagem criada por Mauricio de Sousa, considerada um ícone na contribuição para o estímulo do hábito de ler. Em uma parceria inédita com o Instituto Mauricio de Sousa, os leitores que levarem livros para serem transformados por novas leituras na ‘Incrível Máquina’, poderão receber um gibi da dentuça mais famosa do Brasil. Os exemplares limitados serão distribuídos aleatoriamente para aqueles que, além de receber um novo livro surpresa, também poderão ter a sorte de conseguir um presente inesperado.
Segundo Fauze Jibran, presidente da Infinito Cultural, depois de mais de um ano sem circular, a ‘Incrível Máquina de Livros’, que promove e incentiva a leitura, recomeça com a expectativa de contribuir para a retomada das atividades culturais. “Passamos um grande período conectados digitalmente e acredito que é de extrema importância trazer para a pauta do dia, a relevância dos livros na educação, formação e também no lazer, de uma forma leve e descontraída. A proposta do projeto é trabalhar o lúdico e despertar o interesse pela leitura a partir da valorização do objeto livro”, conta ele.
Nas edições anteriores, todas as expectativas foram superadas e a passagem da Máquina pelas cidades foi um sucesso. “É uma sensação de dever cumprido. Quando olho para as pessoas que se locomovem de vários locais de suas cidades para virem até a Máquina é a certeza que o projeto está no caminho certo. Ver a participação e engajamento de tantas pessoas é acreditar que projetos culturais trazem inúmeros benefícios à sociedade”, acredita Fauze.
A presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Sevani Matos, destaca a escolha das cidades por onde o projeto passa. “Na CBL trabalhamos para que mais e mais pessoas tenham acesso à leitura. Quando um projeto como esse, criativo e itinerante, que pede a participação de todos passa por cidades de diferentes portes, consegue impactar diferentes tipos de leitores. É com muita felicidade que fazemos parte dele”, explica ela.
Programação:
Franca (São Paulo)
De 15 a 17 de abril, sábado a segunda-feira, das 9h às 17h.
Local: Praça Carlos Pacheco (em frente a Casa de Cultura de Franca).
—-
Uberlândia (Minas Gerais)
De 20 a 22 de abril, quinta-feira a sábado, das 9h às 17h.
Local: Centro Municipal de Cultura — Praça Jacy de Assis, s/nº.
—-
Goiânia (Goiás)
De 25 a 27 de abril, terça a quinta-feira, das 9h às 17h.
Local: Av. Deputado Jamel Cecilio Q Area, 0 (em frente ao Centro Cultural Casa de Vidro)
—-
Alto Paraíso de Goiás (Goiás)
De 30 de abril a 2 de maio, domingo a terça-feira, das 9h às 17h.
Local: Rua Lorino Barbosa s/nº (em frente a Biblioteca Pública Municipal Maria da Costa Pires).
—–
Aracaju (Sergipe)
De 9 a 11 de maio, terça a quinta-feira, das 9h às 17h.
Local: Praça General Valadão (em frente ao Centro Cultural de Aracaju).
—–
João Pessoa (Paraíba)
De 14 a 16 de maio, domingo a terça-feira, das 9h às 17h.
Local: Parque da Lagoa.
—–
Natal (Rio Grande do Norte)
De 19 a 21 de maio, sexta-feira a domingo, das 14h às 20h.
Local: Praça do Espaço Cultural Josiel Figueiredo.
————————-
Foto: Sueli Carvalho
Deixar Um Comentário