Foi realizada na quarta, 15, a sessão do Colégio Eleitoral Especial para formação das listas tríplices com os nomes de reitor e vice-reitor. A reunião foi transmitida pelo canal da TV UFS no Youtube. A votação foi feita através dos sistemas integrados da UFS.

Para o cargo de Reitor, o nome mais votado foi o do professor Valter Joviniano de Santana Filho, com 37 votos dos conselheiros. Em seguida, André Maurício Conceição com 30, seguido por Vera Núbia Santos com 9, Denise Leal Fontes Albano com 5, e Valter Cesar Pinheiro com 1 voto.

Para o cargo de vice-reitor, os conselheiros conferiram 37 votos para Rosalvo Ferreira Santos, 28 para Rozana Rivas de Araujo, 9 para Silvana Aparecida Bretas, 5 para José Aderval Aragão, 2 para Valter Joviniano de Santana Filho e 1 para Vera Nubia Santos.

Colégio Eleitoral

O Colégio Eleitoral Especial é constituído por conselheiros que compõem os três conselhos superiores da UFS: Conselho Diretor, Conselho Universitário e Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão, que são formados por professores, técnicos administrativos, alunos, professores e técnicos administrativos aposentados e representantes da sociedade civil.

Convocação

A reunião do Colégio Eleitoral Especial foi convocada pelo reitor através da Portaria Nº 442, de 4 de junho, considerando o que diz a Lei nº 9.192 de 21 de dezembro de 1995, regulamentada pelo Decreto nº 1916, de 23 de maio de 1996, que institui:

“Art. 1º O Reitor e o Vice-Reitor de universidade mantida pela União, qualquer que seja a sua forma de constituição, serão nomeados pelo Presidente da República, escolhidos dentre os indicados em listas tríplices elaboradas pelo colegiado máximo da instituição, ou por outro colegiado que o englobe, instituído especificamente para este fim”.

————————————–

Fonte: UFS

Foto: Sueli Carvalho