Tendo como finalidade a preservação da memória do veículo antigo no Estado de Sergipe, o Clube Antigos do Farol (CAF) fará parte do Projeto de Revitalização do Complexo Ferroviário de Aracaju. A intenção do Clube é desenvolver um Memorial do Veículo Antigo, com ênfase na evolução das modais de transporte no Estado de Sergipe. O projeto prevê ainda a criação de um Centro Educacional na Estação da Leste, com promoção de cursos de restauração, artesanato, moda, entre outros ofícios, além de um centro cultural, com área de lazer e alimentação, visando gerar renda e manter o Complexo Ferroviário autossuficiente e em evidência.

O Projeto foi bem recebido pelos órgãos competentes, Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju, IPHAN, VLI e DNIT. Em suas redes sociais, a prefeita de Aracaju Emília Corrêa enfatizou: “Imaginar esse espaço revitalizado, pulsando arte, conhecimento e valorização da nossa história, é acreditar no potencial da nossa cidade”.

A atual secretária da Mulher de Aracaju e coordenadora do Procon Aracaju, Elaine Oliveira, participa ativamente das ações do Clube Antigos do Farol e reforça a importância do projeto. “É um marco na preservação da história de Aracaju. Estarei acompanhando de perto essas ações”.

Projeto foi bem recebido pelos órgãos competentes, Governo de Sergipe, Prefeitura de Aracaju, IPHAN, VLI e DNIT

O superintendente do IPHAN em Sergipe, Luiz Eduardo Oliva, possui um pensamento visionário de transformar o Complexo Ferroviário em um espaço diverso, com participação dos principais entes envolvidos, mas sempre fundamentado na preservação da história das ferrovias e manutenção da valoração e visual da Estação Leste.

Participação no Projeto tem como finalidade a preservação da memória do veículo antigo no Estado de Sergipe – Fotos: Ascom

O presidente do Clube Antigos do Farol, Carlos Armando, destaca o trabalho do CAF. “O nosso clube está sempre disposto a participar de projetos que preservem a história e tragam benefícios para população. A revitalização do Complexo Ferroviário, trazendo o conceito de modais de transporte, cultura, comércio e educação, é trazer novas oportunidades de profissões e locais de lazer para população, além de ressignificar toda área e valorizar os bairros adjacentes.”

O CAF já possui ações de destaque como o resgate e recuperação do Camisildo, a preservação da Marinete do Forró, diversas ações sociais, além de promoção de eventos ligados à cultura do veículo antigo em Sergipe.

————

Fonte: Clube Antigos do Farol